Terapia Gênica e Armas Biológicas serão temas de seminários na UFSC
Terapia gênica, vacinas de DNA, armas biológicas e a relação entre mídia, clonagem e bioética estão entre os temas que serão abordados a partir de segunda-feira, 4/11, na série de seminários do Curso de Especialização em Biossegurança da UFSC. As atividades acontecem até quinta-feira, 7/11, no auditório do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP). Os seminários serão apresentados pelos alunos como parte do processo de avaliação. No total serão apresentados 26 seminários, com a duração de uma hora cada.
O Curso de Especialização em Biossegurança da UFSC é o primeiro do gênero oferecido no país. Conta com o apoio da UFSC, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (ANBio) e Fundação de Ciência e Tecnologia do estado de Santa Catarina (Funcitec). O curso é gratuito e direcionado a agrônomos, biólogos, médicos, veterinários, advogados, entre outros profissionais de áreas correlatas com atividades na área de biossegurança.
A Biossegurança é uma ciência que surgiu no século XX, com o objetivo de diminuir e controlar os riscos advindos da prática de tecnologias realizadas em laboratório ou aplicadas no meio ambiente. É regulada em vários países por um conjunto de leis específicas. No Brasil, a legislação de Biossegurança abrange apenas a tecnologia de Engenharia Genética, estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (transgênicos). O fundamento básico da Biossegurança é assegurar o avanço dos processos tecnológicos e proteger a saúde do homem e o meio ambiente.
 Informações: 331-9049 com os professores Mário Steindel ou Edmundo Grisard
        



























