Projeto de Jornalismo Científico aborda biodiversidade de peixes e piscicultura em Santa Catarina
A piscicultura em Santa Catarina e a diversidade de peixes de água doce são temas de novo encontro do projeto Papo Sobre Ciência, voltado a estimular a prática do Jornalismo Científico. O palestrante será o pesquisador do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD), do Departamento de Aqüicultura da UFSC, Evoy Zaniboni Filho. O encontro acontece na segunda-feira, 21/10, a partir de 14h, na sala 5 da Fapeu.
O projeto Papo Sobre Ciência é uma iniciativa da Agência de Comunicação da UFSC e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. O objetivo é aproximar jornalistas e pesquisadores, contribuindo para a melhoria do Jornalismo Científico em Santa Catarina. Para isso são organizados encontros mensais, trantando de temas relevantes do desenvolvimento científico e tecnológico. Entre os assuntos já abordados estão Biotecnologia/Genoma, Inteligência Artificial, Astrofísica, Fitoterapia e Populações Indígenas. Os encontros são mensais, gratuitos e abertos a todos os jornalistas interessados.
A pesquisa em piscultura vem sendo desenvolvida na UFSC desde 1995. Entre os objetivos estão a manutenção da diversidade de peixes de água doce e o desenvolvimento de tecnologia para incremento do cultivo de peixes de água doce em Santa Catarina. Responsável por 19% da produção nacional de peixes de água doce, o estado conta com cerca de 20 mil famílias envolvidas com a piscicultura. No entanto, mais de 95% dessa produção está baseada no cultivo de espécies exóticas como carpas, tilápias e bagre americano, enquanto as espécies de peixes migradores do rio Uruguai apresentam preço de mercado 4 a 6 vezes maior do que das exóticas.
Informações sobre o encontro pelo fone 331 9323 ou no site www.papociencia.ufsc.br