Obra enfoca relação entre Psicanálise e Literatura

08/10/2002 18:18

Sem a pretensão de esgotar o assunto, o professor Rafael André Villari oferece ao leitor brasileiro uma obra de profundo valor teórico sobre as relações entre a Psicanálise e a Literatura, que moldaram grandes nomes dos dois campos do conhecimento ao longo da história. O autor argentino e professor da UFSC está lançando pela EdUFSC o livro Literatura e psicanálise – Ernesto Sábato e a Melancolia.

– O que pretendemos é, a partir de seu questionamento, delinear nosso posicionamento em relação a essa questão, encaminhando desta forma nossa atitude de pesquisa em relação à nossa indagação sobre a particularidade no texto de Ernesto Sábato, esclarece Rafael, que vai além da idéia recente de mão única, “em que o objeto literário suportava o embate da teoria freudiana aplicada”. Para o autor, “abordar o texto a partir de um suposto saber psicanalítico” parece ser uma “tentativa esgotada em seus resultados e efeitos”. Por isso, Rafael avança no debate, “privilegiando outra via de diálogo entre a psicanálise e a literatura” .

Sábato, conforme destaca o livro, é contundente: a literatura, mais precisamente, o romance, constitui o meio de conhecimento que pode sintetizar e unificar o homem contemporâneo: “a literatura não é um passatempo nem uma evasão, mas uma forma – quiçá a mais completa e profunda – de examinar a condição humana” (em O escritor e seus fantasmas). Este é um conceito trabalhado por Rafael.

Na verdade, conforme salienta o professor e teórico em literatura, Walter Carlos Costa, o autor “procedeu a uma pesquisa criteriosa sobre a obra de Sábato e suas relações com a psicanálise através do fenômeno e do conceito da melancolia, centrais tanto na gênese da obra literária quanto do pensamento psicanalítico”. O livro veio coroar, portanto, anos de convívio informal, como leitor apaixonado, com a ficção de Sábato, em especial a verdadeira suma da história e do imaginário argentinos que é Sobre héroes y tumbas, recorda Walter Costa.

A obra já nasce como uma referência e não poderia ser deferente: Rafael é psicanalista, formado em Psicologia, mestre em Letras e doutor em literatura. Ocupando espaço nacional e internacional, participa da Reunião Latinoamericana de Psicanálise e da Convergência, Movimento Latinoamericano para a Psicanálise Freudiana.

O psicanalista Ricardo Diaz Romero, após lembrar os principais questionamentos da obra, sublinha as opiniões e hipóteses que a condição melancólica, desde sempre, coloca aos homens que se deixaram interrogar por ela”. Além de responder interrogações, Rafael difunde uma visão inovadora sobre a interminável temática da melancolia no fazer literário.

Entrevista com o autor pelos telefones (48) 223-5758; (48) 222-8398; e-mail: r.villari@ig.com.br

Literatura e Psicanálise – Ernesto Sábato e a melancolia

Rafael Andrés Villari

EdUFSC, 2002

R$ 19,00; 164 págs.

Fonte: Editora da UFSC