Lançamento de livro e palestra sobre ilha do arquipélago dos Açores

09/10/2002 11:49

O Núcleo de Estudos Açorianos e o Museu Universitário promovem nesta quinta-feira, dia 10, o lançamento do livro `Pico: Guia do Patrimônio Cultural`, às 19h, no auditório do Museu da UFSC.

Durante a apresentação do livro será realizada uma palestra com Luís Daniel, organizador da obra. No encontro serão abordados temas como `Ciclo do Vinho`, `Patrimônio Baleeiro`, `Patrimônio Arquitetônico (civil, religioso e militar)` e `Patrimônio Sócio-Cultural da ilha (festividades, tradições e gastronomia)`.

Segundo o professor Francisco do Vale Pereira, Coordenador de comunicação do Núcleo de Estudos Açorianos, o livro é de grande importância em virtude da herança açoriana de Florianópolis e do litoral catarinense. Pico é uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores e possui uma superfície bem acidentada. O centro da ilha é o cume de um vulcão adormecido. As lavas chegaram até o mar e se solidificaram formando um tipo de solo propício à plantação de videiras e de outras culturas.

A população forma pequenas comunidades a beira-mar e se dedica, principalmente, a produção de vinho e aguardente de excelente qualidade. A ilha é candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A paisagem é formada pelos “currais” (pequenas áreas cercadas com as pedras de basalto) onde são cultivadas as vinhas, e as adegas, que armazenam vinho e aguardente e servem também de moradia para os habitantes picoenses.

O livro faz uma análise geral dos Açores e depois analisa com maior profundidade a importância da ilha do Pico. Durante o lançamento do livro as imagens da ilha serão projetadas com o uso de data-show.

Informações: 331-8302