Editora da UFSC traduz `Poesia da Infância` de Victor Hugo
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) homenageia o poeta francês Victor Hugo pela passagem do bicentenário de seu nascimento, com a publicação bilíngüe do livro Poesia da Infância (Poésie de l Enfance), que foi traduzido pelas professoras Zélia Anita Viviani, Marie-Hélène Catherine Torres e Noêmia Guimarães Soares.
Os poemas contidos em Poesia da Infância retratam o envolvimento do autor com seus filhos e netos. A pureza da infância é invejada pelo poeta, pois é na infância que tudo é permitido e que as intenções e ações não são mensuradas pela razão, fato que possibilita o adentramento no mundo lúdico, feérico e fantástico, uma constante dos primeiros anos de todos os homens.
Victor Hugo, ao usar sua relação com os filhos e netos para produzir vários poemas relativos à aurora da vida, não fica apenas no imaginário feérico e elabora uma defesa ao mundo infantil, elabora uma cartilha do direito das crianças, avançando em muito os nossos códigos de proteção à criança e ao adolescente, o que pode ser comprovado em dois poemas do livro; o primeiro chama-se Os Rabiscos do Aluno. Neste poema o autor retrata a não compreensão por parte do professor da criatividade livre e espontânea da criança. Faz o petiz se tornar um cordeiro decorador das regras ditadas pela escola, e, negando seus rabiscos, oprime seus impulsos criativos. (Algo de similar com o nosso tempo?)
Já o segundo poema, que leva o título de Melancholia, é um desabafo em relação à exploração absurda que ocorreu na Revolução Industrial, quando crianças trabalhavam até 12 horas diárias. Victor Hugo começa o poema perguntando: Aonde vão essas crianças entristecidas?/ Tão frágeis e tão sérias, tão enegrecidas? E a partir daí escreve uma defesa do direito à infância e à alegria inerente a ela.
A obra apresenta uma ótima tradução e um belo projeto gráfico.
Poesia da Infância – Victor Hugo
Tradução: Zélia Anita Viviani, Marie-Hélène Catherine Torres e Noêmia Guimarães Soares.
EdUFSC, 2002; 125 págs: R$ 22,00
Fones para contato: (48) 331 92 88 – (48) 99809233
E-mail: anita@cce.ufsc.br
Fonte: Editoria da UFSC