Colégio de aplicação faz campanha para arrecadação de brinquedos
Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, o Colégio de Aplicação faz uma campanha de arrecadação de brinquedos para implantar uma brinquedoteca no colégio – o Labrinca, Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação. Os organizadores da campanha “Uni, duni e tê… Que brinquedo você vai trazer?” pretendem arrecadar jogos e fantoches, brinquedos tradicionais como bonecas, carrinhos e bolas, livros infantis, gibis e móveis em miniatura. A princípio, a brinquedoteca será destinada apenas aos alunos do CA, mas futuramente estará disponível para crianças da comunidade. A escola pretende ainda abrir vagas de estágio para alunos de graduação da UFSC, como da Psicologia e Pedagogia, que poderiam realizar pesquisas e trabalhar com as crianças que freqüentarem o Laboratório.
Um dos responsáveis pela campanha, o aluno do curso de Arquitetura da UFSC, Samuel Brito, define o Laboratório como “uma sala de aula onde todos são autodidatas”. Ele lembra a importância da brincadeira na formação da criança, principalmente do uso dos brinquedos manuais, já que os eletrônicos, segundo ele, podem despertar agressividade. Britto diz também que sem o ato de brincar, a educação da criança é institucionalizada, ela se forma pelo molde dos adultos. A brincadeira proporcionaria uma liberdade de formação.
A campanha já existia no CA, mas não deu os resultados esperados. A escola está aproveitando a semana do Dia da Criança para tentar chamar a atenção das pessoas e conseguir arrecadar os brinquedos. A intenção é que a brinquedoteca esteja pronta no início do ano que vem. As doações devem ser feitas na Inspetoria de Ensino das Séries Iniciais do CA ou na caixa coletora no hall do CFH, onde também foi feita uma instalação com mensagens que explicam às pessoas a importância da brincadeira na formação infantil. Informações com Samuel Brito pelo telefone 99974599 ou 233-4542.