Reitor da UFSC renova convênios na Itália

12/09/2002 14:52

O reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz embarcou para a Itália na terça-feira, dia 10 de setembro, integrando uma comitiva catarinense que foi renovar acordos entre os dois países na área agrícola, de gastronomia, de hotelaria e de turismo. Na primeira etapa da viagem, na província Autônoma de Trento, será renovado um acordo entre o Centro de Ciências Agrárias da UFSC, a Epagri e a Província. Pelo acordo, as comunidades trentinas mandam porta enxertos de videiras para o CCA. O Centro multiplica os porta-enxertos, depois de serem testados, e os repassa para agricultores catarinenses.

Nessa primeira etapa, a comitiva também vai conhecer os métodos para a certificação de mudas de maçã, a industrialização do leite, a defesa sanitária vegetal, a fruticultura de clima temperado, as agroindústrias, a vitivinicultura e a organização do produtor. A segunda etapa será em Vêneto e lá a comitiva vai se encontrar com os secretários da Cultura, de Políticas para Empresas e de Relações Internacionais. A intenção é buscar a promoção de eventos culturais em Santa Catarina, parcerias com empresários para investimentos no Estado e renovação de intercâmbios para treinamento de profissionais nas áreas de gastronomia, hotelaria e turismo.

Fazem parte da comitiva representantes do governo catarinense e da UFSC, como o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ênio Luiz Pedrotti, o professor Louis Westpahl, do Escritório de Assuntos Internacionais da universidade, o Secretário da Agricultura, Odacir Zonta, e o vice-governador, Paulo Bauer. O professor Pedrotti também irá à França para buscar cooperações técnicas com as universidades desse país.