Projeto Magister forma nova turma

20/09/2002 09:54

A UFSC concluiu a formação de 116 professores de Ciências Agrícolas, por meio do Curso de Licenciatura Plena em Ciências: Habilitação em Ciências Agrícolas e Habilitação em Ciências para as quatro séries finais do Ensino Fundamental. Participaram professores de 40 municípios de várias regiões do estado, que atuam em escolas do meio rural de Santa Catarina. Parte da turma se formou no dia 14 deste mês, em Canoinhas. O restante do grupo se forma neste sábado, 21, em Camboriú, e no dia 19 de outubro, em Itapiranga. O Curso começou no dia 28 de agosto de 1998, teve 3030 horas/aula, divididas em 8 semestres letivos e 56 disciplinas.

O curso integra o Projeto Magister Escolas, uma parceria entre a UFSC e a Secretaria de Educação de Santa Catarina. A característica principal foi a abordagem prática com atividades de laboratório, leitura, resolução de problemas, respostas a questionários de relatórios de experimentos. Os alunos fizeram experimentos em disciplinas como Plantas de Lavoura, Olericultura e Floricultura, Fruticultura, Solos e Zootecnia. A prática de ensino foi supervisionada por três professores da UFSC que visitaram todas as escolas onde os alunos estagiaram, percorrendo 38.680 km em 142 escolas distribuídas em 36 municípios de diversas regiões. Ao final do curso os `professores-alunos` desenvolveram uma monografia, como um autêntico trabalho de iniciação à pesquisa.

Esta foi a primeira vez que o curso foi oferecido em Santa Catarina e trabalhou a ligação entre a Disciplina de Ciências do Ensino Fundamental e as Ciências Agrícolas do Ensino Médio. Os alunos foram selecionados a partir de critérios como atestado de Docência de pelo menos 2 anos; Certificado de Conclusão do 2º Grau e Comprovante de vínculo com a entidade escolar. A coordenação foi dos Centros de Ciências Físicas e Matemáticas e de Ciências Agrárias da UFSC.

“Além de interiorizar a universidade e provocar a interação entre os três niveis de ensino, o projeto propicia a troca de experiências entre os corpos discente e docente, uma vez que os professores e mestres doutores da UFSC vão até as cidades ministrar aulas”, avalia o professor Armando de Padua Fiúza, coordenador do projeto. `Segundo ele, pela fórmula adotada, o Magister / Agrícolas é um curso inovador, oferecido pela primeira vez em Santa Catarina, e que por seu currículo tenta mostrar a ligação entre a disciplina de Ciências do Ensino Fundamental e as Ciências Agrícola, do Ensino Médio.

Mais informações pelo telefone 233-5695, com o coordenador do Magister/CFM, Professor Armando de Padua Fiúza