Estudantes da UFSC poderão estudar e estagiar nos EUA sem despesas

27/09/2002 15:39

Dois projetos de intercâmbio aprovados recentemente possibilitarão que 12 a 15 estudantes de Letras e 12 a 15 estudantes de Agronomia da UFSC passem quatro meses nos EUA, com passagem e bolsas de estudos. Lá, os estudantes poderão cursar disciplinas, que serão validadas aqui, ou realizar estágios. Em contrapartida, a UFSC receberá, a cada ano, de 2003 a 2005, quatro a cinco estudantes norte-americanos em cada área, que, da mesma forma, cursarão disciplinas e/ou realizarão estágios.

O acordo entre a Capes e a FIPSE, órgão do Departamento de Educação dos Estados Unidos de apoio à educação superior, visa aumentar as trocas e intercâmbios entre universidades brasileira e norte-americanas. A UFSC lidera dois dos dez projetos aprovados, neste segundo ano de implantação do Acordo Capes-Fipse.

Na área de Letras-Ingês, o projeto chama-se “Interdisciplinaridade na área de Letras-Inglês: Cinema, Estudos Culturais, Literatura e Língua: Projeto de Cooperação Internacional – UFSC, UFMG, Wayne State University e NYU”. Envolve, no Brasil, a UFSC e, como parceira, a Universidade Federal de Minas Gerais. As universidades americanas envolvidas são a Wayne State University, de Detroit, e a New York University, na cidade de Nova York. A coordenadora na UFSC é Anelise R. Corseuil, do Departamento de Líguas e Literatura Estrangeiras.

Na área de Agronomia, o projeto chama-se Criando Sinergismo para a Agricultura Sustentável: Consórcio Brasil – EUA em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Ele envolve o Curso de Agronomia da UFSC e o curso de Biologia da Unicamp, tendo como parceiras norte-americanas a Universidade da Califórnia em Berkeley e a Universidade de Nebraska. O coordenador na UFSC é o professor Paulo E. Lovato, do Departamento de Engenharia Rural.

Informações no Depto de Letras e Literatura Vernácula, fone 331 9703, ou no Depto de Engenharia Rural, fone 3315435 / 3315436