Empresa junior promove seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental

26/09/2002 18:10

O IV Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental está sendo realizado a partir dessa quinta-feira, dia 26, na Sede Campestre da FIESC (ASFISSI), na Praia do Campeche, em Florianópolis. Organizado pela Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental (EJESAM) da UFSC, o encontro vai debater em palestras temas ambientais atuais como Política Nacional de Recursos Hídricos, saneamento básico como fator de desenvolvimento, Agenda 21, Gestão Ambiental, dentre outros. Também serão oferecidos mini-cursos voltados a novas tecnologias aplicadas à Engenharia Sanitária e Ambiental.

A palestra de abertura foi ministrada pelo Gerente de Projeto de Planos de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Coimbra, que tratou do tema a Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil. Outra participação importante será a do professor da USP, Arlindo Phillipi Júnior, que no sábado às 13h30min, vai falar sobre o saneamento básico como fator de desenvolvimento. O Semesam também terá espaço para os interessados em apresentar trabalhos técnicos da área e haverá premiação para os três melhores trabalhos técnicos.

Desde sua primeira edição, o Seminário vem evoluindo em número de participantes e na qualidade das palestras. No primeiro seminário, o público participante foi apenas de alunos da próxima UFSC. Já nesta edição, foram contabilizadas inscrições de participantes de todo o estado.

Conheça a EJESAM

A Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental tem como finalidades proporcionar aos alunos condições de aplicações práticas dos conhecimentos teóricos e disseminar o uso de técnicas atuais viabilizando o desenvolvimento econômico sustentado da comunidade. Um dos projetos em desenvolvimento da EJESAM está sendo feito a pedido do loteamento Novo Campeche. Este loteamento apresenta problemas com relação a seu sistema de fossas, porque as casas foram construídas em terrenos de restinga que apresenta solo muito úmido. Outro projeto da EJESAM está sendo realizado em parceria com a prefeitura de Águas Mornas. Os estudantes estão estudando uma maneira de adaptarem o aterro sanitário e a usina de compostagem da cidade às normas de operação exigidas pela Vigilância Sanitária.

Mais informações pelo telefone 48 331 7751. Visite o site http://www.semesam.ufsc.br.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico/UFSC