Deficientes físicos aprendem a jorgar tênis na UFSC

Fotos: Projeto Sábado no Campus
“O interesse pelo esporte e a melhoria da auto-estima são alguns dos resultados conquistados”, avalia o professor Luciano Lazzaris, coordenador do projeto. Segundo ele, o tênis de campo é o esporte para deficientes que mais cresce no mundo Essa modalidade surgiu nos Estados Unidos em 1976 e chegou a Florianópolis em 1998, durante a I Jornada Hispano-Brasileira de Tênis realizada na UFSC.
Para participar, primeiro os integrantes passam por exercícios de adaptação à cadeira de rodas e depois aprendem as técnicas do tênis adaptado. O ajuste das regras é simples. A principal mudança é que a bola pode quicar duas vezes antes de ser devolvida para o adversário.
O programa de tênis de campo adaptado é uma das modalidades oferecidas à portadores de deficiência física pelo projeto Sábado no Campus, desenvolvido pelo Centro de Desportos da UFSC. Tênis para portadores de Síndrome de Down, basquete e dança em cadeira de rodas, goal ball para deficientes visuais, natação, atletismo e xadrez são outras modalidades oferecidas. Segundo o coordenador, está prevista também a criação de futebol de salão para cegos. Interessados em integrar o projeto só precisam entrar em contato com o professor, no Centro de Desportos da UFSC. Informações: 331-9925, 331-9462 Ramal 20, com professor Luciano Lazzaris, e-mail Luciano@cds.ufsc.br.