Deficientes físicos aprendem a jorgar tênis na UFSC

04/09/2002 15:32

Fotos: Projeto Sábado no Campus

Fotos: Projeto Sábado no Campus

Com o objetivo de integrar o deficiente físico à sociedade, o Centro de Desportos (CDS) da UFSC desenvolve um projeto de tênis de campo em cadeira de rodas. As atividades acontecem quatro dias por semana.Os deficientes precisam de uma cadeira de rodas específica, que proporciona equilíbrio e estabilidade, mas não têm gastos com equipamentos – cadeira de rodas, raquetes e bolas são adquiridos através de doações e convênios com a Secretaria Nacional de Esportes. O projeto da UFSC é pioneiro no estado e atualmente conta com a participação de cinco portadores de deficiência física, dois professores do CDS, um professor da Espanha e dois bolsistas do curso de Educação Física.

“O interesse pelo esporte e a melhoria da auto-estima são alguns dos resultados conquistados”, avalia o professor Luciano Lazzaris, coordenador do projeto. Segundo ele, o tênis de campo é o esporte para deficientes que mais cresce no mundo Essa modalidade surgiu nos Estados Unidos em 1976 e chegou a Florianópolis em 1998, durante a I Jornada Hispano-Brasileira de Tênis realizada na UFSC.

Para participar, primeiro os integrantes passam por exercícios de adaptação à cadeira de rodas e depois aprendem as técnicas do tênis adaptado. O ajuste das regras é simples. A principal mudança é que a bola pode quicar duas vezes antes de ser devolvida para o adversário.

O programa de tênis de campo adaptado é uma das modalidades oferecidas à portadores de deficiência física pelo projeto Sábado no Campus, desenvolvido pelo Centro de Desportos da UFSC. Tênis para portadores de Síndrome de Down, basquete e dança em cadeira de rodas, goal ball para deficientes visuais, natação, atletismo e xadrez são outras modalidades oferecidas. Segundo o coordenador, está prevista também a criação de futebol de salão para cegos. Interessados em integrar o projeto só precisam entrar em contato com o professor, no Centro de Desportos da UFSC. Informações: 331-9925, 331-9462 Ramal 20, com professor Luciano Lazzaris, e-mail Luciano@cds.ufsc.br.