Convênio leva estudantes para a universidade espanhola de Castilla La Mancha

27/09/2002 17:46

Os alunos classificados no Vestibular 2002 da UFSC que aceitaram estudar na universidade espanhola de Castilla La Mancha (UCLM) embarcam nesta segunda-feira, dia 30, para a Espanha. No total são 20 estudantes, dois de Administração, cinco de Economia, cinco de Direito, dois de Agronomia, três de Engenharia Química e três na área de Informática. Os alunos serão recepcionados no aeroporto de Madri por representantes da UCLM.

O convênio com a Universidade de Castilla La Mancha foi assinado no final de agosto e prevê o intercâmbio de estudantes entre as universidades. O acordo de cooperação dá a oportunidade a alunos latino-americanos de freqüentarem uma universidade no exterior, pois sobram vagas em universidades européias.

Na sexta-feira dia 4 de outubro, às 13h (horário de Brasília) haverá uma vídeoconferência simultânea entre a UCLM e a UFSC. O Laboratório de Ensino à Distância é o responsável pela realização da videoconferencia e os pais dos alunos poderão assisti-la na UFSC.

Entre as universidades que participam do programa de cooperação – UFSC, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Viçosa – a UFSC é a que enviará mais alunos. Das 110 vagas disponibilizadas pela UCLM, 40 foram preenchidas.

Na UFSC, as vagas foram destinadas aos alunos que foram aprovados no vestibular para o segundo semestre deste ano e aos que estão na lista de classificação, mas não conseguiram uma vaga. Para estudar na Universidade de Castilha La Mancha, os estudantes tiveram que abrir mão da vaga na UFSC. As despesas com moradia e alimentação, cerca de US$ 500,00, deverão ser pagas pelos alunos. Informações 331-9334 ou 331-8307, com a professora Eunice Nodari.