Reunião que acontece em Florianópolis é o encontro mais importante da Astronomia brasileira
A Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que acontece de 3 a 7/8, é o encontro mais importante da Astronomia Brasileira. A Sociedade foi fundada em 1974 pela comunidade de astrônomos brasileiros e desde a sua fundação tem realizado reuniões anuais para discussão de trabalhos científicos, simpósios, além de interligar os órgãos vinculados à pesquisa no país. É composta por cerca de 400 sócios, dos quais praticamente a metade possui título de doutor em ciência.
A atividade astronômica no Brasil começou no século XIX, com a criação em 1827 do Observatório Nacional (ON) e teve prosseguimento com a instalação no final da década de 30 do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG/USP). Atualmente estas duas entidades congregam cerca de 60% dos astrônomos em atividade no país. O restante da comunidade está distribuída em algumas universidades, entre elas a UFSC, além dos órgãos federais: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).
A partir do final da década de 60 a pesquisa Astronômica no Brasil teve um grande avanço com o retorno ao país de jovens doutores formados no exterior e a instalação de telescópios de pequeno porte. O nível dos astrônomos brasileiros é elevado. Isso pode ser visto pelo número de projetos enviados e aprovados em observatórios europeus e americanos.
Uma das preocupações da SAB é esclarecer a população quanto às práticas supersticiosas da astrologia e a discussão das falhas que ela apresenta.