Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira acontece até quarta-feira

Eclipse de junho de 2001/GAS/UFSC
A palestra de abertura `Retrospecto dos últimos 50 anos da Astronomia Observacional do Brasil` acontece às 20h de sábado, com o professor Paulo Marques dos Santos, do Instituto de Astrofísica da USP. De acordo com o professor Raimundo Baptista, integrante do Grupo de Astrofísica da UFSC, a reunião deve trazer novidades devido ao início de funcionamento do telescópio Gemini Sul, de 8,1 metros de diâmetro, instalado em Cerro Pachon (2720 m – Chile). “Um dos destaques da reunião deverá ser a apresentação de resultados `fresquíssimos` de observações a partir desse telescópio`, adianta o professor.
Outro destaque da programação será a mesa redonda sobre o Projeto Gemini, que acontece às 18h de domingo. Com orçamento de U$ 176 milhões, o Projeto Gemini é um consórcio internacional que permitiu a construção de dois telescópios de 8,1 m, um em Mauna Kea (4220 m – Havaí) e outro em Cerro Pachon (2720 m – Chile). Os telescópios e toda a instrumentação auxiliar já estão à disposição das comunidades científicas dos países membros – E.U.A., Reino Unido, Canadá, Chile, Austrália, Argentina e Brasil. A instalação dos telescópios em ambos hemisférios possibilita observação em qualquer posição no céu, tornando acessíveis todos os objetos importantes.
Em termos de pesquisa, serão apresentados trabalhos em áreas como a Astrofísica Estelar, Astronomia Extragaláctica, Meio Interestelar, Sistema Solar, Instrumentação, Astrometria e Astronomia Dinâmica.
Informações com o professor Raymundo Baptista, Roberto Cic ou Antônio Kanaan, fone 331-9234 (ramal 237) ou e-mail bap@fsc.ufsc.br . A programação completa do encontro está disponível em
www.sab-astro.org.br