Professores da UFSC são reconhecidos com a Ordem do Mérito Científico
O ex-reitor e professor emérito da UFSC, Caspar Erich Stemmer, e os professores João Batista Calixto (Departamento de Farmacologia) e Faruk Aguilera (Departamento de Química) serão premiados, nesta quinta-feira, 15/8, em Brasília, com a Ordem Nacional do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia. A premiação acontece às 15 horas, no Palácio do Planalto, em ato solene que será presidido pelo Presidente da República ou pelo Ministro de Ciência e Tecnologia. O professor Stemmer será premiado na classe Grã-Cruz. Calixto e Faruk serão premiados na classe Comendador. Este ano, setenta personalidades nacionais e estrangeiras recebem as insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico, a mais importante condecoração brasileira da área científica.
O ex-reitor da UFSC, Caspar Erich Stemmer, foi o segundo diretor da antiga Escola de Engenharia Industrial, que deu origem ao Centro Tecnológico. Como diretor da Escola consolidou o Curso de Engenharia Mecânica, propôs a criação dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, além de coordenar a implantação do programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica – o primeiro da UFSC. Foi reitor da universidade de 1976 a 1980. O pesquisador exerceu também cargos administrativos, como o de Coordenador do Programa de Expansão e Melhoramentos das Instalações do Ensino Superior (Premesu), junto ao Ministério da Educação, e de Secretário Executivo e Secretário de Desenvolvimento Científico do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O professor João Batista Calixto é membro titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Biomédicas desde 2000. Está na UFSC desde 1976 e é um dos fundadores do Departamento e do Curso de Pós-Graduação em Farmacologia. O professor também é membro do corpo editorial da publicações como o Brazilian Journal of Medical and Biological Research e assessor do British Journal of Pharmacology, Canadian Journal of Physiology and Pharmacology e European Journal of Pharmacology.
O professor Faruk José Aguilera também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências há dois anos, na área de Ciências Químicas. Integra o curso de Pós-Graduação em Química desde 1977. Já foi vice-coordenador e coordenador dos cursos de pós-graduação em Físico-Química e Química, coordenador de pesquisa do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, chefe do Departamento de Química, Presidente da Câmara de Ensino e Graduação e Pró-Reitor de Ensino de Graduação (1996-2000).