Funcitec repassa recursos para Especialização em Biossegurança

07/08/2002 18:18

O presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (Fucitec), Paulo Tarso de Mendes Luna, repassou ao reitor em exercício da UFSC, professor Álvaro Toubes Prata, um cheque de 25 mil reais para financiamento do Curso de Especialização em Biossegurança. O repasse aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 7/8, no Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP).

O primeiro Curso de Especialização em Biossegurança do Brasil será oferecido pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB). O curso é gratuito e direcionado a agrônomos, biólogos, médicos, veterinários, advogados, entre outros profissionais de áreas correlatas com atividades na área de biossegurança.

As aulas dos 50 candidatos selecionados acontecem de setembro a novembro deste ano. As atividades incluem aulas teóricas, estudos de casos, seminários e desenvolvimento de monografia, além de um curso de nivelamento não obrigatório. O curso conta com o apoio da UFSC, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (ANBio) e Funcitec.

A Biossegurança é uma ciência que surgiu no século XX, com o objetivo de diminuir e controlar os riscos advindos da prática de tecnologias realizadas em laboratório ou aplicadas no meio ambiente. Ela é regulada em vários países por um conjunto de leis específicas. No Brasil, a legislação de Biossegurança abrange apenas a tecnologia de Engenharia Genética, estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (transgênicos). O fundamento básico da Biossegurança é assegurar o avanço dos processos tecnológicos e proteger a saúde do homem e o meio ambiente.Informações no site www.biosseguranca.ufsc.br