Florianópolis será sede de congresso sobre Cadastro Técnico Multifinalitário

19/08/2002 18:52

Florianópolis sedia de 6 a 10 de outubro o 5º Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário (COBRAC 2002). Organizado pelo Laboratório de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e

Geoprocessamento (LabFSG), do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, o COBRAC 2002 vai contar com a apresentação de cerca de 150 trabalhos, exposições com 27 empresas e sete mesas-redondas, numa programação que reúne conferencistas de vários países do mundo, além de instituições federais, estaduais e municipais.

Este ano o tema será “Cadastro, Planejamento e

Fiscalização: Instrumentos para a Modernização Pública e Gestão Territorial”. “O evento trará as últimas tecnologias relacionadas ao Cadastro, com a apresentação de um grande número de trabalhos científicos provenientes de universidades nacionais e internacionais”, explica o coordenador do evento, professor do

curso de Engenharia Civil da UFSC, Carlos Loch. O Cadastro Técnico

Multifinalitário possibilita o conhecimento do espaço urbano ou rural, integrando as medições do espaço físico com a legislação que rege a ocupação do solo.

Segundo o professor Loch, embora exista um mercado excelente para o ensino e a pesquisa, a integração entre universidades e empresas ainda é pequena. “Precisamos fomentar essa integração, vislumbrando entre outras coisas, a formação de recursos humanos cada vez mais capacitados”.

Os temas das mesas-redondas foram definidos por sugestão da comunidade

científica e profissional que acompanha a organização do COBRAC 2002. Cada mesa-redonda tem um palestrante convidado, um moderador e quatro

debatedores, totalizando nas sete mesas a participação de 40 instituições nacionais e internacionais Os temas de todas as mesas-redondas podem ser vistos na página www.cobrac.ufsc.br.

Mais informações com o professor Carlos Loch pelo telefone 48

331 7049 ou pelo endereço eletrônico loch@ecv.ufsc.br

O que é o Cadastro Técnico

É uma ferramenta para planejamento urbano, rural e ambiental baseado em ferramentas como fotometria, imagens de satélite, técnicas de levantamentos de campo e software de integração de informação.

É uma área que surgiu há cerca de 15 anos no Brasil. A Alemanha é um dos países pioneiro. Canadá, Austrália, Estados Unidos França e Suíça também desenvolvem pesquisas de ponta.

No Brasil, o pioneirismo é catarinense. O Curso de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina é o único na América Latina, gozando de reconhecimento internacional.