UFSC vai implantar Centro de Orientação em Atividade Física e Saúde
O Centro de Orientação em Atividade Física e Saúde da UFSC começa suas atividades no dia 6 de agosto, na Av. Prof° Henrique Fontes, próximo ao prédio do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP) e ao lado da prefeitura da UFSC. O objetivo é fazer a prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, que podem ser minimizadas com a prática de atividade física. A obra custou R$ 132.000,00 e foi custeada pelo Ministério da Saúde.
O projeto surgiu após uma pesquisa com pessoas que praticam exercícios físicos na avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, e está sendo coordenado pela professora Maria de Fátima Duarte do Centro de Desportos da UFSC. As atividades do Centro de Orientação serão gratuitas e pretendem orientar as pessoas da comunidade sobre como e porquê fazer atividade física. O atendimento será feito por dois bolsistas, mestrandos em Educação Física e por professores colaboradores do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NUPAF).
No local também serão instalados banheiros e equipamentos para fazer ginástica e alongamento. Os bolsistas estarão atendendo das 7 às 9 horas e das 17 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. À tarde, alunos e profissionais da saúde do Hospital Universitário (HU) e do Centro de Educação Física atenderão grupos especiais como cardíacos, diabéticos e pessoas com síndrome de Down.
O projeto está voltado principalmente para as pessoas que não têm como freqüentar uma academia e fazem exercícios sem qualquer orientação. Será feita uma avaliação diagnóstica sobre fatores de risco de doenças hereditárias, a prescrição da atividade física mais adequada ao biótipo e o acompanhamento. As expectativas de procura pelos serviços são grandes. Informações pelo telefone 331 7088, com a professora Maria de Fátima Duarte.