Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira será em Florianópolis
Florianópolis será sede da XXVIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Depois de 27 anos, esta é a primeira vez que o evento sai do eixo Rio-São Paulo. Segundo o professor do Departamento de Física e membro da diretoria da SAB, Raymundo Baptista, a cidade foi escolhida para difundir a astronomia em centros emergentes como Florianópolis e para fortalecer e valorizar o grupos locais de pesquisa, como o Grupo de Astrofísica (GAS) da UFSC.
Criado em 1996, o GAS se dedica à pesquisa e à formação de recursos humanos na área de astrofísica, mantendo acordos de cooperação com pesquisadores em instituições no Brasil e no exterior. O evento será uma oportunidade para os astrônomos jovens, que ainda estão em formação, de interagir com profissionais experientes.
A reunião traz discussões de interesse geral da comunidade astronômica e divulga trabalhos acadêmicos na área. Serão discutidos o desenvolvimento de instrumentação para telescópios já existentes; a política científica do país e a implantação de novos telescópios. A maior parte das pesquisas se concentra nas áreas de astrofísica estelar, astronomia extragaláctica, meio interestelar, sistema solar, instrumentação, astrometria e astronomia dinâmica. No ano de 2000, foram apresentados quase 250 trabalhos. Neste ano, já são mais de 300 inscritos.
A reunião será no Hotel Praiatur, nos Ingleses, e está marcada para os dias 3 a 7 de agosto. Inicialmente estava marcada para 4 a 8 de agosto e seria realizada na UFSC. Como haverá outro evento na universidade nessa mesma data, a reunião foi antecipada. Agora o grupo vai decidir se mantém a nova data ou se retorna ao período original. A programação ainda não esta definida, mas já inclui uma assembléia geral da SAB, às 18h do último dia.
Informações com o professor Baptista pelos telefones 331-9069 ou 331-9434 (ramal 237) ou pelo email bap@fsc.ufsc.br O site da SAB é www.sab-astro.org.br