Projetos Genoma e preservação da Mata Atlântica são debatidos na Reunião da Sociedade Brasileira de Genética
A mesa redonda `Genética Humana Aplicada` é um dos destaques da programação desta sexta-feira da III Reunião Estadual da Sociedade Brasileira de Genética, que traz como tema `Fazer ciência é também divulgá-la`. Serão debatidos os serviços de aconselhamento genético, a reprodução e a fertilização in vitro. A palestra acontece às 16h, no auditório da reitoria da UFSC.
Para o período da manhã, está programada uma palestra do professor Edmundo Grisard, da UFSC, sobre o Projeto Genoma Nacional e projetos genoma regionais (9h às 10h), além de palestra sobre a evolução da mosca da fruta (Drosophila) no ambiete da Mata Atlântica (10h30min às 11h30min), com o professor Victor Hugo Valiati, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No período da tarde, a partir de 14h, acontece mesa-redonda sobre a diversidade da Mata Atlântica e a necessidade de preservação. Participam os profesosres Maurício Sedrez dos Reis, Ademir Reis e Afonso Orth, da UFSC.
Entre as atividades realizadas nesta quinta, a presidente da Sociedade Brasileira de Genética Regional, professora Ilíada Rainha de Souza, destaca os jogos de genética, que têm como objetivo despertar o interesse dos alunos pelo assunto. Os estudantes participaram de jogos inventados na UFSC e de outros trazidos por um professor da Unicamp. “A intenção é promover uma olimpíada no semestre que vem para promover uma troca entre os jogos de várias escolas, públicas e privadas”, explica a professora.
As atividades são abertas ao público e acontecem no auditório e no hall da reitoria. Mais informações pelos telefones 331-5152 ou 331-