Famílias Gays em discussão nesta quinta no Antropologia e Cidadania

01/07/2002 14:27

Na próxima 5ª feira, 4 de julho, às 19h, na sala multimídia do MIS no Centro Integrado de Cultura (CIC), acontece a mesa redonda: ‘Famílias Gays: união civil, filiação e outras configurações’. O tema da famílias gays é uma das linhas de estudo Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC do programa de pós-graduação em Antropologia Social da UFSC (PPGAS).

O NIGS é coordenado pela antropóloga Miriam Pillar Grossi, que estará presente no debate, juntamente com Flávio Tarnovski que, recentemente, sob orientação de Miriam, defendeu a dissertação de mestrado “Pais assumidos” : adoção e paternidade homossexual no Brasil contemporâneo. A desembargadora do TJ/RS Maria Berenice Dias, autora do livro: União Homossexual; preconceito e a justiça, também integra a mesa.

O caso Cássia Eller e a discussão pelo direito à guarda de seu filho, requerido pela companheira, trouxe à mídia o debate sobre a existência e os direitos dessas famílias constituídas por seja por pais gays, seja mães lésbicas, que vêm sendo pesquisados em vários campos do conhecimento.

A mesa redonda integra o ciclo Antropologia e Cidadania, que teve início em agosto de 2000. Desde então, mensalmente, os antropólogos do PPGAS./UFSC apresentam seus trabalhos, na sala multimídia do MIS/CIC, visando trazer à comunidade reflexões e resultados das pesquisas que estão sendo realizadas pelos núcleos do programa de pós-graduação em Antropologia Social.

Informações 331 9714