Sistema inédito analisa Indicadores de Desenvolvimento Social

05/06/2002 16:22

Pela primeira vez, os dados dos Indicadores de Desenvolvimento Social (IDS) do Estado de Santa Catarina poderão ser analisados eletronicamente, através de um sistema que cruza os dados e gera centenas de informações sobre municípios, regiões e o Estado como um todo. O sistema foi criado por Damaris Fanderuff, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e deve estar disponível na Internet até o mês de junho. “Uma das importâncias do sistema é auxiliar no direcionamento de investimentos sociais por possibilitar identificar qual ou quais os setores problemáticos em determinados municípios ou regiões, além de suas demais funcionalidades”, afirma Damaris.

Este é um dos primeiros sistemas criados no País para trabalhar com indicadores sociais. A maioria dos Estados brasileiros faz o mesmo que Santa Catarina fazia até então: disponibilizava os dados de forma estática para simples consultas. Análises mais apuradas eram feitas “a mão” e levavam muito tempo para ficar prontas. A partir de agora, tem-se o cruzamento de dados e informações e a possibilidade de se detectar problemas via software.

De acordo com a autora, as técnicas da Inteligência Artificial facilitam as descobertas de informações. Com o cruzamento e análise de dados, é possível saber se tal região é homogênea; qual o município mais parecido com determinada cidade; possíveis relações entre o baixo índice de educação e baixo consumo de energia; entre outras informações precisas. São 17 indicadores a respeito dos 293 municípios catarinenses. Os dados que formam a base são oficiais e concedidos pelos órgãos do Governo do Estado. O trabalho contou com o apoio do pesquisador da Diretoria de Desenvolvimento Urbano (Durb) da Secretaria do Estado do Desevolvimento Urbano e Meio Ambiente de Santa Catarina, João Fernando Andersen, e do diretor da Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec), Paulo de Tarso Mendes Luna, que auxiliaram na viabilização do sistema.

Até o próximo mês, este sistema estará disponível na Internet, na página da Durb. O seu acesso será irrestrito, podendo ser de grande utilidade para diversos segmentos da comunidade; além de ser um software de apoio às decisões do próprio governo.

Mais informações:

Damaris Fanderuff – (47) 9997-0525 ou damaris@slogic.com.br

Flavia Da Nova – (jornalista LED/UFSC) – (48) 331-7136