Sistema inédito analisa Indicadores de Desenvolvimento Social
Pela primeira vez, os dados dos Indicadores de Desenvolvimento Social (IDS) do Estado de Santa Catarina poderão ser analisados eletronicamente, através de um sistema que cruza os dados e gera centenas de informações sobre municípios, regiões e o Estado como um todo. O sistema foi criado por Damaris Fanderuff, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e deve estar disponível na Internet até o mês de junho. “Uma das importâncias do sistema é auxiliar no direcionamento de investimentos sociais por possibilitar identificar qual ou quais os setores problemáticos em determinados municípios ou regiões, além de suas demais funcionalidades”, afirma Damaris.
Este é um dos primeiros sistemas criados no País para trabalhar com indicadores sociais. A maioria dos Estados brasileiros faz o mesmo que Santa Catarina fazia até então: disponibilizava os dados de forma estática para simples consultas. Análises mais apuradas eram feitas “a mão” e levavam muito tempo para ficar prontas. A partir de agora, tem-se o cruzamento de dados e informações e a possibilidade de se detectar problemas via software.
De acordo com a autora, as técnicas da Inteligência Artificial facilitam as descobertas de informações. Com o cruzamento e análise de dados, é possível saber se tal região é homogênea; qual o município mais parecido com determinada cidade; possíveis relações entre o baixo índice de educação e baixo consumo de energia; entre outras informações precisas. São 17 indicadores a respeito dos 293 municípios catarinenses. Os dados que formam a base são oficiais e concedidos pelos órgãos do Governo do Estado. O trabalho contou com o apoio do pesquisador da Diretoria de Desenvolvimento Urbano (Durb) da Secretaria do Estado do Desevolvimento Urbano e Meio Ambiente de Santa Catarina, João Fernando Andersen, e do diretor da Fundação de Ciência e Tecnologia (Funcitec), Paulo de Tarso Mendes Luna, que auxiliaram na viabilização do sistema.
Até o próximo mês, este sistema estará disponível na Internet, na página da Durb. O seu acesso será irrestrito, podendo ser de grande utilidade para diversos segmentos da comunidade; além de ser um software de apoio às decisões do próprio governo.
Mais informações:
Damaris Fanderuff – (47) 9997-0525 ou damaris@slogic.com.br
Flavia Da Nova – (jornalista LED/UFSC) – (48) 331-7136