Estudante da UFSC será premiado pela Sociedade Humanitária dos Estados Unidos

13/06/2002 14:42

Pela segunda vez consecutiva o Laboratório de Etologia Aplicada (LETA), do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural, do Centro de Ciências Agrárias/UFSC, vai receber o prêmio concedido pela Sociedade Humanitária dos Estados Unidos (HSUS). `Influência da idade ao desmame no comportamento de leitões criados ao ar livre` é a pesquisa premiada.

O trabalho foi desenvolvido pelo estudante Fernando Machado Wolf, com o apoio de uma equipe integrada por Maria José Hotzel, Dayane Lemos Teixeira, Renato Egert, Paula Araújo Coimbra, Patrícia Lorenzi Dinon e Luis Carlos Pinheiro Machado Filho. O prêmio levará Fernando para a Holanda, no período de 6 a 10 de agosto, com tudo pago, para participar e representar o Brasil no “36º Congresso Internacional de Etologia Aplicada”.

Os trabalhos inscritos são votados e analisados pela contribuição de bem-estar oferecido ao animal de fazenda. São concedidos três prêmios, sendo dois para os Estados Unidos e um terceiro que é disputado pelos outros países. O Brasil estará presente com a pesquisa desenvolvida no período de março/agosto de 2001, na Fazenda da Ressacada, do CCA.

No ano passado, a estudante Marcela da Silveira, da Pós-Graduação em Agroecossistemas, do Centro de Ciências Agrárias, recebeu uma bolsa da mesma sociedade por um trabalho também voltado à busca de bem-estar para os animais. O trabalho foi desenvolvido junto ao Laboratório de Etologia Aplicada do Departamento de Zootecnica do CCA.