A linguagem do Corpo – palestra e vivência

19/06/2002 18:18

Nesta sexta-feira, dia 21 de junho, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) às 19h, acontece a palestra e vivência sobre “A linguagem do corpo” – uma abordagem da Análise do Movimento, com a professora Cecéu M. Kingshill.

A análise do movimento é um sistema desenvolvido pelo bailarino e pesquisador Rudolf Laban, que nasceu na Brastilava, pertencente a Hungria, em 1879 e morreu em 1958.

Laban, a partir da idéia de que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, no quotidiano, codificou o movimento, criando um sistema de notação ( como há para a música) : o “Labanotation”. Este sistema dá ênfase tanto à parte fisiológica, quanto à parte psíquica que levam o homem a se movimentar.

Como seu legado é muito amplo, nesta palestra/ vivência o foco principal será a noção de ESFORÇO por ele desenvolvida, ligada a 4 fatores do movimento: peso, espaço, tempo e fluxo ( ou fluência). Através destes fatores pode-se analisar se a pessoa tem predominantes ATENÇÃO, INTENÇÃO ou DECISÃO. Estes três componentes seriam os estágios de preparação para uma ação externa. Esta ação externa aconteceria quando o fluxo do movimento encontrasse sua expressão concreta no corpo.

Se alguém consegue perceber em qual deles age mais, e a natureza de seus esforços, poderá se relacionar melhor em todas as áreas e tomar melhores decisões na suas ações.

Laban criou um novo tipo de dança, que ele chamava, Dança Coral, trabalhando com várias pessoas, até 1000, ao mesmo tempo. O método Laban é hoje um dos mais utilizados nos Estados Unidos e Europa. É de fácil compreensão, versátil, universal e flexível podendo ser aplicado nas artes como a dança e o teatro e na educação.

Informações 331 9330