2ªSEPEX: Salim Miguel recebe título de Doutor Honoris Causa

13/06/2002 15:36

O escritor e jornalista Salim Miguel recebe hoje, às 19h30, o título de Doutor Honoris Causa. A entrega será feita na sessão solene do Conselho Universitário, no auditório da reitoria. A programação também integra a 2ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.

Salim Miguel começou a carreira jornalística no Diário da Manhã, em 1951. Ao mesmo tempo em que escrevia crônicas para o jornal, participava da Revista Sul. Durante a ditadura, ficou preso 48 dias. Quando saiu da prisão, não tinha mais o emprego no jornal. Então foi para o Rio de Janeiro. Só 14 anos depois ele voltou à Ilha para trabalhar na assessoria de imprensa da UFSC.

Acabou assumindo a direção da editora da universidade, onde ficou até 1991, quando se aposentou. Aliás, Salim foi o grande responsável por ter conseguido verbas para a construção do prédio da editora. Com a aposentadoria, Salim começou a dedicar-se à literatura.

No início de junho desse ano, o escritor recebeu o prêmio Juca Pato 2002 de Intelectual do Ano. A obra que o levou a ganhar o prêmio foi “Eu e as Corruíras”, lançado em 2001 em comemoração aos 50 anos de carreira de Salim. O “Intelectual do Ano” é realizado todos os anos, desde 1962, pela União Brasileira de Escritores em parceria com o jornal Folha de São Paulo.