2ªSEPEX: Saiba como cultivar plantas sem usar o solo

13/06/2002 17:10

Fotos: Paulo Noronha/Agecom

Fotos: Paulo Noronha/Agecom

Cultivo de plantas sem a presença do solo. Esse é o princípio da hidroponia, também conhecida como “cultivo em água”. O Laboratório de Agricultura Irrigada e Hidroponia da UFSC está mostrando ao público da 2ªSEPEX como funciona esse sistema. O estande do laboratório – o de numero 40 – trouxe para o evento um minicultivo de plantas hidropônicas, como alface e flores.

As raízes recebem uma solução nutritiva que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Os adubos utilizados são adicionados aos poucos, conforme a planta vai precisando. A água e os adubos que não forem absorvidos retornam ao reservatório, portanto não há desperdício. Outra vantagem é que esse sistema oferece melhores condições de trabalho e dispensa o uso de máquinas e implementos agrícolas. Além disso, não há uso de agrotóxico e, quando há, o uso é mínimo; a produtividade por área é maior; o clima não influencia tanto quanto no cultivo tradicional; não exige o rodízio de culturas e a produção é ininterrupta. As plantas são uniformes, oferecem alta qualidade nutricional, são limpas e mais facilmente digeridas.

O Labhidro vai promover um curso de hidroponia nos dias 20 e 21 de julho. Os participantes vão aprender a cultivar plantas hidropônicas, seja em casa ou em apartamento. O curso têm sido procurado por todo tipo de pessoas, desde donas-de-casa até produtores. As inscrições devem ser feitas na FAPEU e o preço do curso é R$ 140,00. Estudantes têm 10% de desconto. Mais informações pelos telefones 331-8767 ou 331-8976 ou pelo email labhidro@cca.ufsc.br.