2ªSEPEX: Encontro traz uma minifazenda para o campus da UFSC

11/06/2002 17:42

Fotos: Paulo Noronha/Agecom

Fotos: Paulo Noronha/Agecom

A 2ªSEPEX deste ano tem como uma das novidades uma minifazenda. Búfalos, ovelhas, coelhos, porcos, vacas e galinhas estarão expostos até sexta, 14/11, o último dia do evento. O que mais chama a atenção do público é a espécie de búfalo indiano Muha e os ovos azuis de galinhas.

Segundo o estudante de Agronomia Givanildo Furlanetto, um dos integrantes da equipe responsável, muitas pessoas que visitam o estande dizem nunca ter visto um búfalo antes. Também estão expostos filhotes da espécie. As crianças que visitam a SEPEX têm se encantado ao ver os filhotes mamando. O melhor de tudo é que os búfalos não estão dentro de cercas ou gaiolas como os outros animais. Eles estão presos apenas por cordas em uma árvore, assim pode-se vê-los bem de perto.

Já os ovos de casca azul chamam a atenção por serem muitos raros. Eles estão expostos junto com ovos amarelos e brancos, comuns de serem vistos. Apesar da cor tão diferente, não existe diferença em comer um ovo azul ou um branco. Há diferença apenas na composição do ovo e na genética da galinha.

É a primeira vez que a minifazenda é levada para a universidade. Furlanetto disse que é muito importante ter a minifazenda na 2ªSEPEX, porque assim a comunidade toma conhecimento da fazenda que a UFSC tem perto do aeroporto Hercílio Luz, de 180 hectares, para experimentos e pesquisas. Segundo ele, a maioria da comunidade universitária não sabe da existência dessa fazenda e dos experimentos para pesquisa de qualidade da lavoura, do solo, de pastagens e alimentação dos animais que são feitas lá.

A minifazenda está localizada do lado de fora da lona principal da 2ªSEPEX. Até o dia 14, professores e estudantes de Agronomia estarão no local para atender os visitantes, tirar dúvidas e falar sobre os animais expostos. A equipe responsável vai passar a noite ao lado dos animais para garantir que nada aconteça a eles durante toda a exposição.