2ªSEPEX: Campanha `Amigo da Vez` será lançada nesta terça

11/06/2002 16:48

Integrada ao Programa de Redução de Acidentes de Trânsito – PARE – do Ministério dos Transportes, a UFSC lança nesta terça-feira,11/6, a campanha ‘Amigo da Vez – Amigo que dirige, não bebe’. O lançamento acontece num primeiro momento na tenda principal da Sepex, a partir de 19h, com esquetes teatrais. Depois, a campanha que tem como objetivo conscientizar o jovem sobre o perigo da mistura ‘álcool x bebida’ será apresentada no bar e restaurante Yellows, na Trindade, pois este bairro será o primeiro onde a campanha será realizada em Florianópolis.

A proposta do ‘Amigo da Vez’ é que nos grupos de freqüentadores dos bares, em sistema de rodízio, seja escolhido aquele que ficará sem beber. É o “Amigo da vez” que terá a responsabilidade de dirigir ao final da noite. O Programa PARE forneceu todo o material que será distribuído aos ‘amigos’. Aos donos de bates e aos freqüentadores dos estabelecimentos. A UFSC vai montar equipes de teatro e de promotores para conquistas os jovens que freqüentam bares aos finais de semana.

O Pare começou em dezembro de 2000 em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e depois se estendeu a outras regiões do país. O projeto tem a participação do Departamento Nacional de Infraestrura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER). Este ano, além de Florianópolis, o Amigo da Vez será realizado em Macapá, Brasília, Porto Velho, Curitiba, Goiânia e municípios do Rio Grande do Sul.

A coordenação do programa prioriza a parceira com universidades pelo conceito que estas instituições têm junto às comunidades. Por serem centros de excelência, as universidades ajudarão também na realização de pesquisas que permitam o melhor conhecimento do trânsito. Na UFSC está também ligado ao desenvolvimento da campanha o Núcleo Multidisciplinar de Estudos Sobre Acidentes de Tráfego (NAT) e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.

De acordo com a coordenação do programam, o motorista brasileiro, entre 18 e 40 anos é altamente confiante e seguro de sua forma de dirigir – por isso é nessa faixa etária que ocorre o maior número de vítimas do trânsito. A partir da faixa dos 40 anos o motorista se torna mais cauteloso. Estatísticas internacionais apontam o comportamento do motorista fator humano) como responsável por 90% dos acidentes, cabendo a defeitos no veículo 6% e às vias 4%. O PARE está iniciando um estudo que busca identificar e melhor caracterizar as causas dos acidentes de trânsito.