2ª SEPEX: Oficina ‘MST e Identidade Coletiva’ no CFH
Uma oficina sobre o projeto de pesquisa ‘MST e Identidade Coletiva’, desenvolvida no Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT), será realizada hoje, das 14 às 18 horas, no Auditório do CFH. Durante a oficina, serão apresentadas e debatidas as raízes históricas e o surgimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O TMT é um grupo de estudos formado pelos programas de mestrado de Sociologia, Educação e Psicologia da UFSC.
O objetivo da pesquisa ‘MST e Identidade Coletiva’ é caracterizar e mapear o movimento dos assentados e acampados em Santa Catarina. A pesquisa foi realizada através de estudos históricos e estatísticos da realidade sócio-econômica e das trajetórias de vida das pessoas que compõem o movimento.
O TMT também desenvolve o projeto de extensão ‘Universidade Portas Abertas ao MST’, com o objetivo de integrar o MST e a UFSC. Em setembro do ano passado, na Semana da Pátria, 700 Sem-terra de assentamentos e acampamentos de Santa Catarina estiveram na UFSC para participar de oficinas oferecidas através do projeto, em áreas como agronomia, comunicação, sociologia e biologia. Além disso, houve uma confraternização e uma caminhada que também contou com a participação de grevistas da universidade.
De acordo com a pesquisa do TMT, há atualmente cerca de 3500 famílias nos 113 assentamentos de Sem-Terra de Santa Catarina. Além disso, existem cinco acampamentos de trabalhadores sem terra reivindicando assentamentos no estado. No estande do TMT que está no pavilhão da 2ª SEPEX, os visitantes recebem explicações sobre a história e a realidade do MST em Santa Catarina, além de conhecerem as atividades realizadas pelo Núcleo.