UFSC integra a III Cumbre Iberoamericana de Rectores de Universidades Estatales.

25/04/2002 16:09

O reitor Rodolfo Pinto da Luz e o vice-reitor Lúcio Botelho participam a partir desta quinta-feira, 25/4, da III Cumbre Iberoamericana de Rectores de Universidades Estatales, em Porto Alegre. O Evento que reúne reitores da América Latina, Espanha e Portugal tem o objetivo de aprofundar as discussões sobre a Universidade Pública: Educação e Desenvolvimento.

Esta é a terceira reunião que é realizada nos últimos três anos. A primeira aconteceu em Santiago do Chile e a segunda em Buenos Aires. Elas deram seqüência à Declaração de Princípios para a Universidade no Século XXI, publicada pela Conferência Mundial sobre Educação Superior, promovida pela UNESCO em Paris, no ano de 1998.

Na Conferência Inaugural da III Cumbre, o ex-presidente do Equador, Rodrigo Borja vai falar sobre ‘Educação, globalização y sociedad del conocimiento’.

A abertura do evento acontece hoje, 25 de abril, às 18 horas na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e termina no sábado 27 de abril. As instituições responsáveis pela organização são a UFRGS, a Asociación de Universidades Grupo Montevideo e o Centro Extremeño de Estúdios y Cooperación com Iberoamérica. Contam com o apoio da Associação Nacional de Dirigentes das instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Instituto Latinoamericano de Educación para el Desarrollo e do Consejo Superior Universitário Centro Americano.