Peça Infantil `El Molinete` entra em cartaz no Teatro da UFSC

18/04/2002 17:11

Um brasileiro e um argentino se unem para a apresentação de uma peça teatral no Brasil: El Molinete. O espetáculo estreou em 1982, em Buenos Aires, tendo como ator o próprio autor da peça, o artista argentino Carlos Marinez. Aqui no Brasil, é o ator e parceiro brasileiro de Marinez, Guto Lustosa, quem sobe ao palco.

El Molinete conta a história da vida de Zoquete, um boneco feito de meia, desde o seu nascimento até o momento de sua emancipação. Zoquete foi feito pelo “seu bonequeiro”, o Tiririteiro, que na história representa o papel da figura do pai e mostra a importância da família no crescimento da criança. Zoquete tem um cata-vento (molinete) que gira sozinho e o impulsiona para viver grandes aventuras. Foi o catavento que o levou a conhecer sua grande paixão: Susana.

Essas são algumas histórias que o público vai encontrar em “El Molinete”. A montagem é do grupo Gestus – Uma Fábrica de Sonhos. Marinez e Lustosa decidiram manter o texto da peça em espanhol, até porque o criador foi Marinez. Mas o idioma falado na encenação será o `portunhol`. A intenção é mostrar a aproximação de pessoas de diferentes culturas, como acontece com Zoquete e Susana durante o espetáculo.

A peça será apresentada em várias cidades catarinenses e entra em cartaz no Teatro da UFSC neste final de semana. As sessões contam com horários gratuitos para o público carente (alunos da rede pública e associações comunitárias) e horários para o público em geral, nos quais o preço da entrada é R$ 3,00. No Teatro da UFSC, as sessões acontecem somente neste final de semana, no sábado às 20h e no domingos, às 16h30 e às 20h. Informações 0**47 334 3437.