III Cumbre de Reitores: SESu anuncia possível contratação de professores
Em entrevista ao Universidade Aberta, durante a III Cumbre de Reitores, o secretário de Educação Superior, Francisco César de Sá Barreto, afirmou que o MEC enviará ao Congresso Nacional, na semana que vem, um projeto de lei que autoriza a contratação de 1.500 professores para as universidades públicas federais em 2003. A abertura de vagas faz parte do acordo entre docentes e governo, que prevê a abertura de 2.000 vagas neste ano.
O secretário espera que o projeto seja aprovado por um acordo entre líderes de bancada. Ele garantiu ainda que o Ministério também enviará o projeto de lei de contratação de 23 mil servidores técnico-administrativos ao Congresso na próxima semana.
Sá Barreto considera que um dos principais problemas da educação hoje é que apenas 10% dos jovens brasileiros estão matriculados no ensino superior. Para ele, a inserção de jovens, principalmente os mais pobres, na educação superior, permanência deles na universidade, a assistência estudantil e o financiamento das universidades também são questões urgentes.
“É preciso massificar o acesso às universidades, mas o governo não tem condições de financiar a ampliação de vagas em instituições públicas. A alternativa seria financiar o estudante nas universidades privadas, através do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Ao se conseguir equacionar o problema do investimento nos sistemas público e privado de educação, eles se tornam mais semelhantes e se pode ter um ensino de qualidade”.
Denise Ferreira e Luciany Alves