Grupo de Astrofísica tem professor contemplado no Programa PROFIX
O professor Antonio Kanaan, integrante do Grupo de Astrofísica da UFSC
como professor visitante, foi um dos 105 pesquisadores brasileiros
contemplados com bolsa do Programa Especial de Estímulo à fixação de
Doutores (PROFIX), do Ministro da Ciência e Tecnologia. O programa foi
lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq) no ano passado com o objetivo de incentivar a
permanência no Brasil ou o retorno do exterior de doutores brasileiros, com especial talento e competência em temas de fronteira do conhecimento e/ou em áreas consideradas estratégicas para o País. A bolsa para o professor vem acompanhada de duas outras para alunos de iniciação científica e uma para a contratação de um técnico. Também garante verbas para serem investidas nas pesquisas e auxílio para participar de um congresso internacional por ano. No site
http://www.cnpq.br/noticias/07_02_02_profix.htm o CNPq disponibiliza os nomes dos pesquisadores contemplados na Chamada PROFIX/2001.
Graduado em Física pela UFRGS em 1988, com mestrado em Física na mesma universidade em 1990 e doutorado em Astrofísica pela University of Texas at Austin/1996, Kanaan atuou como recém-doutor com bolsa CNPq na UFSC no período de setembro de1998 a agosto de 1999. A partir de setembro de 1999, tornou-se professor visitante da UFSC, com bolsa da Capes.
Integrado ao Grupo de Pesquisa em Astrofísica, ligado ao Departamento de Física da UFSC, está envolvido com linhas de estudos como a observação de estrelas anãs brancas, que tem o objetivo de compreender a evolução desse tipo de estrela que representa o estágio final das estrelas normais. “Nas anãs brancas está guardada a história de todo o período anterior da evolução das estrelas”, explica o professor. O pesquisador está também integrado a outros projetos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos pelo Grupo de Astrofísica. Entre eles, projetos de ponta em instrumentação astronômica no Brasil, como o desenvolvimento e construção de um espectrógrafo ótico para o telescópio SOAR (Southern Observatory for Astrophysical Research). Este telescópio está sendo construído
em parceria com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o espectógrafo está sendo desenvolvido inteiramente no Brasil, em conjunto com o Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o LNA e a UFSC. Outra linha de pesquisa em que o professor está diretamente envolvido é o desenvolvimento de telescópios robóticos.
Formado por três professores (Raymundo Baptista, Roberto Cid Fernandes Jr. e Antônio N. Kanaan Neto), além de estudantes de graduação e pós-graduação, o Grupo de Astrofísica da UFSC está também integrado ao projeto Gemini e ao programa Institutos do Milênio na área de Astrofísica. Além disso, participa de uma rede nacional de universidades para desenvolvimento do projeto Observatórios Virtuais Para o Ensino de Ciências. A iniciativa financiada pela Fundação Vita e reúne grupos de pesquisa em Astrofísica da UFSC, UFRN, UFRJ, Inpe, USP e UFRGS, e pelo menos uma escola secundária ligada a cada uma destas instituições – no caso de Florianópolis, o Cefet – antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina.
Em relação à extensão, o grupo desenvolve o projeto Observação Astronômica na UFSC, um programa de atividades de observação astronômica dirigido à comunidade acadêmica e ao público em geral, voltadas à divulgação científica e à complementação da formação de estudantes e professores da rede de ensino básico.
Mais informações no site http://www.astro.ufsc.br/
Para falar com professor Antônio Kanaan: kanaan@fsc.ufsc.br