Ciclo Antropologia e Cidadania discute fronteiras da realidade e ficção

17/04/2002 17:19

As fronteiras entre documentário e ficção serão temas do Ciclo Antropologia e Cidadania, que acontece nesta quinta-feira – 18/4 – às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura. Para falar sobre o tema, o encontro contará com a presença de Marc-Henri Piault, professor na Ecole des Hautes Etudes en Science Sociale de Paris, onde dirige a Celula de Antropologia Visual e organiza um importante seminário sobre o tema.

Piault é autor do livro Cinema et Anthropologie (Paris, Nathan, 2000) e um dos grandes especialistas mundiais no campo da antropologia visual – ou audiovisual, como prefere definir. Há anos o professor integra o júri de um dos mais importantes festivais de filmes etnográficos, o Bilan du Film Ethnographique, realizado anualmente no Museu do Homem em Paris, sob a coordenação de Jean Rouch. A mesa redonda está sendo organizada pelo Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem NAVI), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC.

O Ciclo Antropologia e Cidadania é uma atividade gratuita e aberta que tem o objetivo de levar à comunidade as reflexões e os resultados das pesquisas que estão sendo realizadas pelos diferentes núcleos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. Os encontros são mensais, sempre às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e Som, no Centro Integrado de Cultura. O próximo encontro acontece no dia de maio, com o tema ‘Som da nação e a semana de Arte Moderna de 1922’, mesa redonda que será organizada pelo Núcleo de Arte, Cultura e Sociedade em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. No dia 6 de junho, ao tema em debate será ‘Polícia e Segurança Pública’, organizada pelo Laboratório de Estudos de Estudos da Violência LEVIS). Mais informações pelo telefone 331 9364, com as professoras Antonella Maria Imperatriz Tassinari ou Carmen Rial.

Programação dos próximos meses:

09/maio – Som da nação e a semana de Arte Moderna de 1922

06/junho – Polícia e Segurança Pública

04/julho – Famílias Gays

29/agosto – Espaço e Cidadania – Habitações Populares

26/setembro – Sacerdócio Feminino e Cidadania

14/novembro – Educação e Diversidade Cultural

12/dezembro – Direitos Humanos e Cidadania