UFSC: 40 anos de implantação

12/03/2002 15:10

No último dia 06, a Câmara de Vereadores de Florianópolis concedeu-nos a Medalha Professor João David Ferreira Lima. Mais do que o reconhecimento pelos serviços prestados à Educação Superior, a honraria representa a lembrança e a justa homenagem ao ilustre fundador da Universidade Federal de Santa Catarina. À Medalha junta-se, hoje, uma segunda razão para nos orgulharmos todos: há exatos 40 anos, era implantada a UFSC. Fruto do esforço de homens como Ferreira Lima e Henrique da Silva Fontes, a UFSC em especial, e o Ensino Superior catarinense em geral, têm a dimensão que hoje conhecemos, a partir da fé na educação da nossa juventude como um compromisso de vida.

Ao examinarmos os dados de Santa Catarina no Censo da Educação Superior do MEC, relativo a 2000, constatamos a existência de 11 universidades, além dos estabelecimentos isolados e centros de educação superior, num total de 41 instituições de ensino superior. Num universo aproximado de 5 milhões e 350 mil habitantes, nosso Estado possuía, naquele ano, 118 mil estudantes matriculados em cursos de graduação (uma matrícula para cada 45 pessoas), apresentando o segundo melhor índice nacional de habitantes por matrícula em educação superior – empatando com São Paulo e superado apenas pelo Rio Grande do Sul (uma matrícula em educação superior para cada 43 habitantes). Bem acima da média nacional de uma matrícula em educação superior para cada 63 habitantes.

Em 2000, foram oferecidas em Santa Catarina 45.416 vagas iniciais para ingresso nas instituições de ensino superior, para uma demanda de 124.583 candidatos inscritos nos respectivos vestibulares

Chama especial atenção o fato de que, no período de 1996-1999, o ensino de pós-graduação em nosso Estado apresentou uma expansão de 29% das matrículas em cursos de mestrado, e de 81,5% das matrículas em cursos de doutorado.

São números que impressionam, considerando que o ensino superior em Santa Catarina iniciou-se na década de 30, com a Faculdade de Direito de Santa Catarina, fruto da visão e do idealismo de José Artur Boiteux, federalizada em 1956 e embrião da UFSC, criada em 18 de dezembro de 1960 e hoje comemorando 40 anos da sua implantação.

Seu papel foi vital para a expansão do ensino superior em nosso Estado. Esta compreensão maior da ação desempenhada pela UFSC no contexto do Estado de Santa Catarina, apesar da sua importância e do conhecimento da comunidade acadêmica, poucas vezes é explicitada à sociedade. Não poderia haver momento melhor e mais adequado do que esta data para enaltecermos a visão daqueles idealistas.

Acima de tudo, queremos reafirmar hoje a nossa crença de que o melhor investimento, o maior legado que poderemos deixar às futuras gerações é assegurarmos, cada vez mais, o acesso de todos os cidadãos a todos os níveis de educação.

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz

Reitor da UFSC