Projeto Trindarte abre inscrições para pintura nos muros

04/03/2002 09:34

A coordenação do Projeto Trindarte está cadastrando artistas interessados em pintar muros de espaços públicos e privados do bairro da Trindade, em Florianópolis, em caráter voluntário.

A iniciativa marca o segundo ano do projeto, criado pela Associação dos Empresários da Trindade – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ASSET-ACIF/seccional Trindade), em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC. O objetivo é estimular o cidadão a olhar seu espaço cotidiano com uma percepção diferenciada.

Os artistas interessados devem entrar em contato com a Áprika Produção em Arte através do telefone (48) 249 0442. O material para o trabalho – tintas e pincéis – será fornecido pelo projeto.

O primeiro espaço a ganhar cores será o muro que protege o terreno da Polícia Militar, na avenida Lauro Linhares. Como ato de lançamento da segunda edição do projeto, o local já recebeu as primeiras pinceladas em janeiro deste ano com a produção da obra “Fértil”, com 8 metros de extensão, trabalho da artista plástica Simone Hess.

Os 12 metros do muro ainda disponíveis para pintura serão ocupados por outros artistas, assim como outros muros do bairro e a passarela que atravessa a Via Expressa, adotada pela ASSET/ACIF – seccional Trindade.

O projeto prevê também a participação de estudantes de escolas do bairro e arte-educadores, em uma parceria que vem sendo realizada com o projeto Aprendiz, coordenado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, em São Paulo.

Como primeira iniciativa do Trindarte, foi realizada em maio do ano passado uma temporada do espetáculo “Cirquinho de Pulgas”, do Grupo Legião de Palhaços, no Teatro da UFSC. Nessa oportunidade, foram disponibilizados ingressos-convite para a comunidade, assim como apresentações exclusivas para as escolas públicas Hilda Theodoro Vieira e Simão José Hess.

Para este ano, estão previstas a realização de uma programação artística semanal, além do mapeamento e criação de projeto de arte-educação nas áreas de musica, artes plásticas e teatro.

O projeto Trindarte é realizado através de doações, permutas e apoios de empresários e moradores do bairro, contando também com a chancela da Lei Municipal de Incentivo à Ccultura, que possibilita a utilização parcial dos impostos devidos (ISS e IPTU) para realização de projetos culturais.

O projeto também está inscrito no Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, aguardando parecer.