Professor Stemmer ganha sala de trabalho no Centro Tecnológico
O ex-reitor e professor emérito da UFSC, Caspar Erich Stemmer, ganhou uma sala de trabalho junto ao Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP), do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. De acordo com o coordenador do laboratório, professor Walter Weingaertner, o professor continua atuando na instituição e seus conselhos são de grande importância para o desenvolvimento de projetos no laboratório.
Caspar Erich Stemmer veio para a UFSC em 1965, cedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir dessa data, sua vida confunde-se com a história da antiga Escola de Engenharia Industrial, que deu origem ao atual Centro Tecnológico da UFSC. Sua trajetória liga-se, em especial, com a história da Engenharia Mecânica da UFSC – tanto na graduação, como na pós-, consolidada como uma das melhores do país.
Foi em 1968 que o professor recém-formado em uma especialização na Alemanha assumiu a direção da antiga Escola de Engenharia Industrial. Como segundo diretor da EEI, consolidou o Curso de Engenharia Mecânica, propôs a criação dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, além de coordenar a implantação do programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica – o primeiro da UFSC. Em 1976, assumiu a reitoria, estendendo a diversos setores da universidade princípios que, em sua opinião, são decisivos na busca do ensino de qualidade.
Na determinação de colocar seu conhecimento, sua experiência e capacidade de trabalho a serviço da Ciência e Tecnologia, exerceu também diversos cargos administrativos, como o de Coordenador do Programa de Expansão e Melhoramentos das Instalações do Ensino Superior (Premesu), junto ao Ministério da Educação, e de Secretário Executivo e Secretário de Desenvolvimento Científico do Ministério de Ciência e Tecnologia.