Laboratório de meios amplia acesso de estudantes a recursos digitais

20/03/2002 18:32

A partir das dez horas de segunda-feira, dia 25, a Universidade Federal de Santa Catarina amplia seu espaço de inclusão digital, oferecendo aos estudantes 218 computadores em uma área de 466 metros quadrados, no novo LabUFSC, antigo Labgrad. O total de equipamentos desse laboratório de meios pode parecer bem pequeno diante da comunidade de mais de 25 mil alunos da UFSC, mas o número abre-se para uma outra leitura se confrontado com o de pessoas ligadas à Internet no mundo. Hoje apenas 4% da humanidade têm acesso à rede mundial de computadores e metade dos seres humanos sequer fez um único telefonema.

O laboratório de meios, agora batizado como LabUFSC, antes atendia somente estudantes da graduação, uma média de três mil por dia. Com a estrutura ampliada, passa também a incluir estudantes de pós. Mas isso não é tudo, informa Rogério Cid Bastos, secretário de Informática da universidade. Os outros laboratórios de meios que funcionam nas unidades de ensino dispõem de pelo menos outras 160 máquinas para uso dos estudantes.

A área física que abriga os 104 novos computadores, embaixo da Biblioteca Central, praticamente foi duplicada. A ampliação tecnológica inclui máquinas para a realização de web-conferências e maior acesso na parte de multimídias. No que se refere aos aplicativos, o laboratório também trabalha com programas livres, uma alternativa à dominação avassaladora imposta pelas grandes empresas da informática.

Cid Bastos afirma que a UFSC está empenhada em reduzir a exclusão digital. “Hoje temos um espaço de meios que talvez não encontre similar em outras universidades brasileiras e estamos pensando em democratizar o acesso para fora.” A instituição, segundo ele, tem uma proposta de estender o acesso para a comunidade externa à UFSC.

O LabUFSC vai ser entregue aos estudantes às 10 horas de segunda-feira, dia 25. Os recursos da reforma e ampliação, cerca de R$400 mil, vieram do Ministério da Educação. O horário de funcionamento vai continuar sendo das 9 às 22 horas, de segunda a sexta, e das 9 às 18 horas, aos sábados e domingos.

Outras informações com Rogério Cid Bastos, na Secretaria Especial de Informática, fone 331-6050 e 331-9030.