Comemorações já contaram com hasteamento de bandeiras, bolo e inaugurações
Uma cerimônia às 08 horas desta terça-feira, 12, em frente ao prédio da Reitoria, abriu a programação do aniversário de 40 anos de instalação da UFSC. As bandeiras da universidade, de Santa Catarina e do Brasil foram hasteadas, respectivamente, por alunos do Colégio de Aplicação, pelo servidor técnico mais antigo – Luis Henrique Prazeres, admitido em 1960 – e pelo docente mais antigo – Ernesto Francisco Damerau, admitido em 1962.
A Banda da Polícia Militar de SC executou o hino nacional. Dois dos fundadores da UFSC, João David Ferreira Lima e Henrique da Silva Fontes, foram homenageados com a colocação de duas coroas de flores junto aos monumentos dos dois, na Praça da Cidadania. Para encerrar a cerimônia, foi cortado um bolo comemorativo dos 40 anos.
Às 10 horas, foi inaugurado o bloco de Laboratórios de Graduação do Centro de Ciências da Saúde. Com 1.660 metros quadrados, construído a um custo de 1 milhão e 600 mil reais. Ali funcionarão os laboratórios de Farmácia, Nutrição e Análises Clínicas, atendendo mais de 870 alunos. O ex-Reitor da UFSC, Caspar Erich Stemmer decerrou a
placa que marca a inauguração.
A programação prossegue no final da tarde com a sessão solene de instalação dos trabalhos relativos aos 70 anos da Faculdade de Direito, às 17 horas, na Sala dos Conselhos. Depois, às 19
horas, no auditório da Reitoria, serão entregues os prêmios dos Concursos de Jornalismo e de Crônicas, com o lançamento do livro com os 33 trabalhos selecionados neste último. A programação se encerra às 20h30min, com a apresentação da Camerata Vieira, no Hall da Reitoria.