Jornada sobre Yoga na Educação
Será realizada neste sábado – 02/03 – a Jornada Teórico Prática de Aplicação de Técnicas de Yoga na Educação. Para realização do evento a UFSC recebe Micheline Flak, fundadora da corrente internacional de Pesquisa da Yoga na Educação – R.Y.E Internacional. A jornada acontece das 9h às 12h30min, no Auditório do Centro de Ciências da Educação da UFSC. A jornada é aberta ao público, que deve optar por roupas leves para participação.
A presença de Micheline Flak na Universidade Federal de Santa Catarina significa a fundação do R.Y.E Brasil, introduzido no Estado de Santa Catarina em setembro de 2001, com a oficina “Yoga na Educação” (http://www.ced.ufsc.br/yoga), ministrada na UFSC por integrantes do R.Y.E. Uruguai.
A Pesquisa da Yoga na Educação – R.Y.E – é uma corrente fundada na França, em 1978, por Micheline Flak, doutora em Literatura Americana, professora de Inglês, de Yoga e formadora de professores. Esta corrente investiga e difunde a aplicação de técnicas de yoga na educação. Atualmente é uma disciplina do programa de formação docente da Universidade da Sorbonne de Paris e aplica-se em mais de 300 centros educativos em todo o mundo.
A expansão do RYE na Europa e no resto do mundo levou à formação do RYE Internacional,com sede na Itália. Na América do Sul, são membros ativos Uruguai, Chile e, agora, o Brasil. RYE Internacional organiza anualmente cursos de formação que envolvem docentes e educadores do mundo inteiro.
YOGA
A palavra Yoga provém do sânscrito “YUG” e significa UNIÃO. Refere-se a união do corpo, da mente e das emoções, no sentido de obter um equilíbrio entre estes três aspectos. Enfatiza a boa postura do corpo, a posição correta da coluna vertebral e o controle da respiração para conseguir uma maior harmonia mental e física.
PORQUE A YOGA NA ESCOLA
Na educação, há dificuldades como a ansiedade, o estresse, os horários extensos e carregados de atividades, o ruído, o cansaço, os nervos antes dos exames, etc., que se vê refletidos nas crianças e nos professores. A yoga dá ferramentas que ajudam a equilibrar as energias, focalizar a atenção, relaxar as tensões físicas e mentais e gerar um melhor ambiente para trabalhar em sala de aula.