Alunos de graduação da UFSC aprendem pela Internet
Os alunos da disciplina Introdução à Engenharia Química começam, a
partir desta quinta-feira (21/02/2002) uma experiência inédita no Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pouco convencional no Brasil: eles terão uma parte da disciplina ministrada através de um ambiente de aprendizagem na Internet. Além da iniciação nas particularidades da formulação e resolução de problemas da Engenharia Química, os estudantes vão aprender sobre empreendorismo tecnológico. O Curso de Empreendedorismo Tecnológico faz parte do Projeto Engenheiro Empreendedor, um trabalho realizado pela Direção do CTC desde 1999, em parceria com o Laboratório de Ensino a Distância (LED).
O Projeto Engenheiro Empreendedor vai oferecer também um curso aberto
aos alunos do Centro (veja Box). Nestes três anos, o projeto já realizou cinco cursos, dois deles em espanhol para universidades da América do Sul, colaborando com a formação de 2.000 alunos. O público-alvo são estudantes de graduação da área tecnológica. O curso, desde sua primeira edição, é gratuito.
É a primeira vez que o curso faz parte de uma disciplina de graduação.
“É importante que os alunos desenvolvam a sua capacidade empreendedora
enquanto estão na universidade”, considera o professor Ariovaldo Bolzan, diretor do CTC e coordenador geral do Engenheiro Empreendedor. Ele sabe que “o empreendedorismo na área tecnológica, além de propiciar o surgimento de novas empresas que geram novos empregos possibilita o desenvolvimento do país em áreas estratégicas – setores com alto conteúdo científico-tecnológico, como o de nanotecnologia, software, biotecnologia e química fina”.
Outra novidade é que o conteúdo enfoca a área tecnológica. Nos trabalhos anteriores, o empreendedorismo era abordado de uma maneira mais geral.
“A abordagem do empreendedorismo voltado à área tecnológica é resultado do aprimoramento do conteúdo. Também nos preocupamos muito com a comunicação com os nossos alunos. A Internet é uma linguagem
comunicacional nova. Temos muito o que aprender com ela”, comenta a
coordenadora executiva do curso, Carla Cabral. O responsável pelo
conteúdo do curso é o professor Paulo Luna, que trabalha a temática e
sua apresentação juntamente com a equipe do Núcleo de Comunicação do
CTC.
O curso atualmente oferecido enfoca a elaboração de um plano de negócio voltado à área tecnológica. Para isso, mostra aos alunos porque é importante ser empreendedor num país como o Brasil e como uma visão empreendedora pode levar à concretização de um negócio ou iniciativa desejados. O aluno acessa às aulas através do ambiente de aprendizagem na Internet. Todo o conteúdo específico das aulas e suas atividades está lá, bem como os materiais complementares. O apoio ao aluno é feito por um serviço denominado monitoria. São profissionais que respondem às dúvidas dos alunos e as encaminham ao professor, quando for o caso.
Uma das características da educação a distância é a autodidaxia, ou
seja, o aluno ganha autonomia nos estudos. Não deixa de ser uma
aprendizagem empreendedora.
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições para o curso aberto de Empreendedorismo Tecnológico do
Projeto Engenheiro Empreendedor vão até o dia 28 de fevereiro de 2002.
Para se inscrever, o aluno deve enviar uma mensagem para
nali@ctc.ufsc.br ou carla@ctc.ufsc.br, ou acessar o site
http://www.ctc.ufsc.br/empreendedor. O público-alvo são alunos de
graduação do Centro Tecnológico da UFSC. Mais informações podem ser
obtidas no site ou pelo telefone 48 331 9339, com Carla Cabral.
O QUE É SER EMPREENDEDOR – “ser empreendedor está relacionado com ser,
sentir, saber e, principalmente, fazer. O empreendedor vê o mundo
procurando sempre perceber oportunidades de utilizar seus conhecimentos, habilidades, sua equipe, contatos e recursos para criar e/ou desenvolver empreendimentos e ou tomar iniciativas. Ele tem paixão pelo que faz e executa seus empreendimentos e iniciativas segundo uma visão de futuro”.
(Paulo Luna, com a colaboração de Carla Cabral).
O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIO – “a consolidação de uma visão empreendedora passa necessariamente pela definição de objetivos e pelo planejamento das ações que devem ser executadas para torná-los realidade. O plano de negócios é um dos instrumentos que pode auxiliar nessa tarefa”. (P.L.)
VISITE:
http://www.ctc.ufsc.br/empreendedor
http://www.ulima.edu.pe/ImagenyPromocion/noticias/2001/noticias_133_informe.pdf
http://www.ulima.edu.pe/ImagenyPromocion/noticias/2002/noticias135_estudiantes.pdf
FALE com os coordenadores do projeto, professor Ariovaldo Bolzan
(e-mail abolzan@enq.ufsc.br), e Carla Cabral (e-mail carla@ctc.ufsc.br), fones 48 331 9339/9340.