Núcleo de Estudos Literários discute a poesia

04/12/2001 11:08

A poesia vai pousar sobre Florianópolis de 11 a 14 de dezembro, na UFSC. Numa promoção do Núcleo de Estudos Literários e Culturais, acontece um colóquio que pretende abrir uma série de discussões sobre as questões contemporâneas da poesia. Segundo a coordenadora, Maria Lúcia de Barros Camargo, o início do novo milênio está registrando um certo vigor na produção poética, isto depois de uma estagnação ao longo de toda a década de 80. Nos anos 90, a poesia renasceu e muitas revistas forma criadas, desembocando em 2001 com muito mais clareza.

Com o advento da chamada pós-modernidade os poetas entendem que é hora de refletir um pouco mais sobre o que está se fazendo em termos de poesia. É certo que ainda persiste o que chamam de “fantasma” da modernidade, mas já se vê uma pluralidade na criação que foge ao enquadramento em qualquer linha. “Não há uma linha hegemônica, um estilo que se destaque, mas observa-se uma forte movimentação no campo poético, um vigor que promete”, diz Maria Lúcia.

No Colóquio de Poesia que terá, na abertura, dia 11, às 19h, uma mesa sobre a poesia de Murilo Mendes, serão debatidos ainda temas como a edição e circulação da poesia, os problemas e desafios da tradução, os cânones e valores da poesia, o fantasma do modernismo e uma mesa de debates com poetas brasileiros e argentinos.

Todas as discussões acontecem no Auditório do CCE/UFSC, com mesas de debates na parte da manhã, a partir das 9h e à tarde, a partir das 14h. Haverá ainda uma série de comunicações, lançamento de revistas de poesia e do livro organizados pela professora Maria Lúcia, Poesia e Contemporaneidade, com produção de alunos da pós-graduação.

Estará em cena,também, a discussão da poesia catarinense, com a presença de novos poetas locais, tais como o blumenauense Denis Radunz, comprovando assim esse ressurgimento da poesia em todas as frentes.

Maiores informações com Mariana, no telefone 331 6602