Trilha de Observação de epífitas na ilha de Ratones Grande

01/11/2001 17:51

A Universidade Federal de Santa Catarina, através do Projeto Fortalezas, do Departamento de Apoio à Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura de Extensão, em parceria com o IBAMA/SC, vai executar um Projeto de Educação Ambiental que contará com uma trilha de observação de epífitas na ilha de Ratones Grande, onde se localiza a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

É a primeira trilha desse gênero construída no sul do Brasil. Toda a madeira a ser usada nela virá de apreensões feitas pelo IBAMA. O início das obras está previsto para ainda este ano, devendo ser concluídas, no máximo, em 4 meses.

Plantas epífitas são as que crescem sobre árvores ou pedras, utilizando-as

como apoio para conseguir maior luminosidade. Portanto elas não parasitam outras plantas. Exemplos de espécies epífitas são as orquídeas, as bromélias e as samambaias.

A trilha terá passarelas suspensas de 110m de extensão, com altura média de 6m do solo, além de 4 torres de observação ligadas em pontos diferentes.

A finalidade primeira será a educacional para observação de orquídeas, bromélias, cipós, além de aves e outros animais que vivem no alto das árvores.

A trilha integra no Projeto Fortalezas um Centro de Educação Complementar, que prevê a instalação de uma pousada com 42 lugares na Casa da Telegrafia na Fortaleza de Santa Cruz , na ilha de Anhatomirim, cuja construção deve começar também este ano, com recursos de uma parceria com a Secretaria de Educação de Santa Catarina.

Informações: 331 9344, com o professor Golias Silva