Vice-reitora recebe representantes do DCE para tratar da paralisação estudantil

08/12/2022 14:09

Joana e integrantes da Administração Central receberam os estudantes no gabinete da Reitoria (Foto: Luís Carlos Ferrari / Secom)

A vice-reitora Joana Célia dos Passos recebeu no Gabinete da Reitoria, na manhã desta quinta-feira, 8 de dezembro, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A reunião tratou da paralisação de aulas convocada pelos estudantes e seus impactos sobre as atividades acadêmicas. Os estudantes defenderam politicamente a mobilização mas concordaram em flexibilizar os bloqueios de vias públicas para a passagem de veículos de abastecimento do Restaurante Universitário e de transporte de materiais relacionados à preparação do Vestibular. Também se comprometeram a não realizar bloqueios de vias públicas e nem de edificações na sexta-feira.

A professora Joana reconheceu a importância da luta dos estudantes contra o corte de verbas, solidarizou-se com a situação difícil enfrentada por alunos bolsistas e reafirmou que a Universidade está empreendendo todos os esforços para garantir a liberação dos recursos. Informou também que a Pró-reitoria de Graduação e de Educação Básica (Prograd) havia enviado comunicação aos diretores de Centros de Ensino e coordenadores de curso solicitando que preservem o diálogo e procurem evitar conflitos na relação com os estudantes e com os docentes, bem como na liberação dos espaços para viabilizar as aulas e demais atividades acadêmicas.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Graduação, Dilceane Carraro; a Secretária de Aperfeiçoamento Institucional, Luana Heinen; o chefe de Gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer; o diretor de Gabinete, João Luiz Martins; a pró-reitora de Permanência e Assuntos Estudantis, Simone Sobral Sampaio e o secretário de Comunicação, Samuel Lima.

A professora Joana relatou que os bloqueios de vias públicas e do acesso às edificações estavam provocando impactos importantes, como a dificuldade de realização de bancas de trabalhos de conclusão de curso e defesas de dissertações e teses. Também alertou que o bloqueio de vias públicas impede o trânsito do transporte coletivo urbano, que atende toda a comunidade. Ela solicitou que os estudantes avaliassem o desbloqueio das vias, para evitar situações de conflito.

Estudantes explicaram que os bloqueios tinham o propósito de dar visibilidade aos protestos

Os representantes estudantis ressaltaram que a decisão pela paralisação foi tomada por consenso em assembleia da categoria e reconheceram que não comunicaram formalmente a Reitoria. Eles afirmaram que os bloqueios tinham a finalidade principal de chamar atenção da sociedade para os atos de protesto, mas concordaram em permitir o trânsito de veículos com alimentos para o RU, do transporte de material relacionado ao Vestibular e de qualquer veículo de emergências.

Tags: corte de verbasparalisação dos estudantesUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina