Grupo de Astronomia promove palestra sobre história da célula

07/12/2022 08:23

Com o o título Célula e Vida: uma breve história, o Grupo de estudos de Astronomia promove, nesta sexta-feira, 9 de dezembro, uma palestra com Margherita Anna Barracco, às 20h, no Planetário da UFSC. O evento irá falar sobre a origem da vida e da célula. “É um tema ainda muito pouco compreendido e que tem instigado a humanidade desde os tempos mais remotos”, aponta a sinopse do evento. Margherita é professora aposentada do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética.

A palestra também vai propor discussões sobre se a vida é um acontecimento extremamente improvável ou seria um fenômeno inevitável no planeta.” Em nossa apresentação, pretende-se mostrar um pouco da história da célula e sua relação com o conceito de vida, quando se originou (registros mais antigos), os locais onde poderia ter surgido, incluindo os ambientes extraterrestres (panspermia). Serão ainda apresentados alguns casos extraordinários de vida, como os organismos extremófilos, na tentativa de responder à pergunta acima formulada”, indica a descrição da atividade.

Tags: astronomiaCélula e Vida: uma breve históriaGrupo de Estudos de Astronomia (GEA)