Projeto ‘Este Lugar Também é Seu’ desenvolve atividades com crianças indígenas na UFSC

13/10/2016 13:41
Crianças brincam durante atividade do projeto "Este Lugar também é Seu", no NDI. (Foto: Divulgação)

Crianças brincam durante atividade do projeto “Este Lugar também é Seu”. (Foto: Divulgação)

O projeto de extensão, “Este lugar também é seu: uma contribuição para a permanência dos estudantes indígenas na UFSC” realiza, de 10 a 21 de outubro, o primeiro encontro deste semestre. O projeto realiza o acolhimento das crianças, filhas de acadêmicos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LII), na Universidade Federal de Santa Catarina.

Neste semestre, o projeto conseguiu ampliar o tempo de acolhimento das crianças, assim como, firmar parcerias com as três instituições de educação infantil localizadas na Universidade: o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), a escola Flor do Campus, e o Serviço de Educação Infantil do Hospital Universitário (SEI-HU). As atividades desenvolvidas incluem a interação das crianças indígenas com as crianças matriculadas nas instituições.

Durante o primeiro dia, 10 de outubro, a equipe do projeto participou da recepção dos acadêmicos indígenas no período da manhã e no período da tarde, já com as crianças, realizou oficina de papietagem, brincadeiras e conversas. As ações continuam ao longo destas duas semanas com visitas às escolas de educação infantil, oficinas de música de capoeira, oficina de decoração e brincadeiras com bambolês, modelagem em argila e massinha entre outras atividades.

 

Mais informações:
Dalânea Cristina Flôr (pedagoga/UFSC) –