Workshop discute gestão de unidades de conservação marinhas do Brasil

27/11/2015 11:29

Pesquisadores e gestores de diversas Unidades de Conservação do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil se reuniram em um workshop realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) de 25 a 27 de novembro, no Hotel São Sebastião da Praia, no Campeche. O evento é organizado pelo projeto Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno (MAArE), coordenado pela UFSC, em parceria com a equipe da Reserva Biológica (Rebio Arvoredo), e contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa da UFSC, Jamil Assreuy, na abertura.

Evento termina nesta sexta-feira. Foto: Divulgação

Com base no processo de gestão e nas principais ameaças e impactos ambientais presentes nas unidades de conservação, o objetivo central do evento foi desenvolver um documento de Diretrizes para o Monitoramento Ambiental de Áreas Marinhas Protegidas no Brasil. As discussões ocorridas foram fundamentais para integrar gestores e pesquisadores no apoio à conservação de áreas marinhas na costa brasileira.

O projeto MAArE iniciou-se em junho de 2013 e tem como finalidade estabelecer um programa de monitoramento contínuo e sistematizado da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, baseado em indicadores biológicos e parâmetros oceanográficos.

Diante do crescimento populacional próximo à costa, as áreas marinhas brasileiras sofrem forte pressão humana, que acarretam em mudanças ambientais nos ecossistemas. A zona costeira também abrange diversas atividades socioeconômicas relevantes para a sociedade, como a pesca e o turismo. O gerenciamento adequado dessas áreas é fundamental para preservar, no longo prazo, os serviços ambientais fornecidos pelos ecossistemas marinhos.

Mais informações no MAArE, pelo telefone (48) 3721-4739.

Tags: MAArEUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina