Divulga UFSC – 12/7/2013 – Edição 212

12/07/2013 15:11

12/7/2013 – Edição 212

Emissão de contracheques impressos

A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp/UFSC) informa que recebeu comunicado do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) determinando que, a partir do mês de julho de 2013, os contracheques dos servidores ativos não virão mais impressos de Brasília. No caso do servidor ativo desejar continuar recebendo seus contracheques impressos, o mesmo deverá fazer a opção diretamente no site do Siapenet (siapenet.gov.br). Continue a leitura »

Estudante da UFSC em Araranguá recebe prêmio da Fundação Telefônica Vivo

Henrique Lopez Blanck, estudante do Curso de Tecnologia da Informação e Comunicação e estagiário do Laboratório de Mídia e Conhecimento da UFSC, Campus de Araranguá, foi um dos 10 vencedores do concurso “Desafio Tecnologias que Transformam” lançado pela Fundação Telefônica Vivo, no Campus Party Brasil 2013. O objetivo do desafio é buscar ideias empreendedoras que utilizem tecnologia para gerar impacto social. Henrique defendeu o projeto “Viventium”, que foi desenvolvido em conjunto com Gabriela da Silva Cândido também estudante da UFSC, em Araranguá. Continue a leitura ». Informações: marciovieiradesouza@gmail.com

Cerimônia de encerramento do Curso Gênero e Diversidade na Escola

Nesta sexta-feira, 12 de julho, no Auditório da Reitoria, às 20h, será realizada a cerimônia de encerramento do Curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), polo Florianópolis. O curso, coordenado pela professora Miriam Grossi, é uma iniciativa do Governo Federal e foi realizado entre outubro de 2012 e junho de 2013, em seis polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em cinco cidades de Santa Catarina. Com duração de 200 horas de formação em gênero e diversidade na escola (presencial e a distância), os conteúdos foram ministrados por uma equipe multidisciplinar da UFSC, envolvendo 300 profissionais da educação pública.

Cine Paredão exibe o filme ‘Incêndios’ nesta sexta

O Cine Paredão apresenta em sua última sessão do semestre o filme “Incêndios”, dirigido por Denis Villeneuve, nesta sexta, 12 de julho, às 19h, no Bosque do CFH. Continue a leitura »

Estudantes de Oceanografia lançam documentário sobre erosão na Praia da Armação

Estudantes do curso de Oceanografia da UFSC trabalharam durante o primeiro semestre de 2013 na produção de um vídeo e um artigo científico relatando os processos erosivos que ocorreram na Praia da Armação, em Florianópolis, durante ressaca ocorrida em maio de 2010. O documentário, que conta com entrevistas dos professores e dos pescadores artesanais da região, será exibido para a comunidade local neste sábado, dia 13 de julho, às 19 horas, no Bells Company Hostel, Avenida Antônio Borges dos Santos, 737, Armação Florianópolis, SC. Informações: (48) 9616-2941 ou facebook.com/events/344606308975692/.

Nova edição da revista eletrônica “Estudos em Jornalismo e Mídia” está disponível

Está disponível a nova edição da revista eletrônica Estudos em Jornalismo e Mídia, a publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor). O número 1 do volume 10 – referente ao primeiro semestre de 2013 – traz um especial sobre práticas e profissionalidades jornalísticas, artigos de temas livre e resenha. Continue a leitura »

Processo seletivo de Capacitação em Sustentabilidade Desafio Verde

A Fundação CERTI, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, convida os alunos da UFSC para participar do Desafio Verde. Trata-se de um processo seletivo gratuito para uma sequência de atividades de capacitação, em que cada fase disponibiliza acesso a materiais exclusivos: cursos, palestras e viagem de estudo ao Pantanal e Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde na prática se aplica modelos de negócio sustentáveis. Inscrições até 14 de julho pelo site desafioverde.org.br. Informações: Lucas Carregari Carneiro, estagiário no Centro de Economia Verde – Fundação CERTI, (48) 9919-1341ou carregari.lucas@gmail.com.

Reforma na piscina do Centro de Desportos interrompe temporariamente as matrículas

A Coordenadoria de Educação Física Curricular, o Departamento de Educação Física e a Direção do Centro de Desportos (CDS) comunicam que, em função das obras a serem realizadas na Piscina Olímpica do CDS, no período de 15 de julho a 17 de agosto de 2013, estarão suspensas as matrículas nas Disciplinas EFC 5556 – Natação Mista: Iniciação, EFC 5656 – Natação Mista: Aperfeiçoamento, e EFC 5756 – Natação Mista: Treinamento, durante o período de matricula via internet referente ao semestre letivo de 2013/2. As matrículas estarão disponíveis no período de ajustes via internet (29 de julho a 1º de agosto). Informações: (48) 3721-9217 e 3721-8232 ou joaquim.felipe@ufsc.br.

PET Biologia promove curso de introdução ao software R

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Biologia está promovendo mais uma edição do “Curso de Estatística utilizando o software R: análises de dados e gráficos”. As aulas serão de 15 a 18 de julho, das 17h às 21h; e dia 19 de julho, das 9h às 12h. O valor das inscrições é de R$ 15 para estudantes de graduação, e R$ 20 para pós-graduandos. Informações: petbiologia.ufsc.br, pet_bioufsc@hotmail.com ou (48)3721-9801.

10º Encontro Catarinense de Saúde Mental recebe inscrições de trabalhos

O Centro de Cultura e Eventos da UFSC sedia de 25 a 27 de agosto, o 10º Encontro Catarinense de Saúde Mental (ECSM), com o tema “Re-unir: Movimento para superar a fragmentação do saber e do fazer”. O encontro é promovido pela UFSC em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme). O evento congrega o campo da saúde coletiva e áreas afins à saúde, e tem característica nacional e internacional. O 10º ECSM acolhe o 1º Encontro Nacional de Humanização, Arte e Saúde (ENHAS), que abre espaço para reunir profissionais, acadêmicos, artistas e outros envolvidos com a arte na perspectiva de promover a saúde e a humanização. Inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até o dia 15 de julho, na página ccs.ufsc.br/saudemental. Informações: saudemental@contato.ufsc.br ou (48) 3721- 4182. Continue a leitura »

Biblioteca Universitária interrompe serviços para atualização do sistema Pergamum

A Biblioteca Universitária (BU) da UFSC informa que nos dias 22, 23 e 24 de julho, os serviços de empréstimo domiciliar, devolução, reserva, pagamento de multa e emissão da certidão nada consta estarão suspensos em virtude dos procedimentos necessários para a atualização do sistema gerenciador Pergamum, que passará a operar no ambiente web. Estas medidas e procedimentos são válidos para todas as Bibliotecas do Sistema UFSC. Além disso, os empréstimos com devoluções para esses dias vencerão em 19 de agosto de 2013, incluindo os empréstimos realizados após os dias 22, 23 e 24 de julho. Os empréstimos realizados anteriores a este período será de responsabilidade dos usuários para realizarem a renovação.

Com exceção dos serviços citados acima, o atendimento e o horário em todas as Bibliotecas do Sistema continuarão a ser oferecidos normalmente, incluindo a consulta do acervo no Pergamum e a recuperação das obras nas estantes. Informações (48) 3721-2168.

Definida programação da 65ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema central “Ciência para o novo Brasil”, a 65ª Reunião Anual da SBPC já está com a programação definida. O evento será realizado em Recife (PE), de 21 a 26 de julho, e oferecerá 266 atividades. Serão 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios, e seis assembleias. Segundo os organizadores, o objetivo é apresentar um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. São esperados pesquisadores do Brasil e do exterior. Professores e estudantes da UFSC estão confirmados na participação em mesas-redondas e apresentação de pôsteres. Continue a leitura »

Curso de biossegurança de organismos geneticamente modificados seleciona participantes

O 2º Curso Latino-Americano de Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados será realizado de 4 a 9 de novembro, em Florianópolis. A programação será disponibilizada em breve e as inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto. Serão disponibilizadas bolsas completas para 40 participantes selecionados. As bolsas irão cobrir os custos e gastos com material, viagem, vistos, acomodações e alimentação. Confira como participar no endereço biosafetybrazil2013.paginas.ufsc.br/. Continue a leitura »

Pós em Jornalismo promove debate sobre políticas de Comunicação Pública

O professor Fernando Oliveira Paulino (UnB) é o convidado do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo para o debate “Comunicação Pública: políticas e ações”, no dia 16 de julho, das 14h às 15h30, na Sala 141. Paulino é um dos mais produtivos pesquisadores brasileiros que se dedica aos temas das políticas de comunicação, das ouvidorias e dos sistemas de accountability para a mídia. Continue a leitura »

Curso de Zootecnia abre vagas para disciplina sobre bem-estar animal

O curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC oferecerá, no próximo semestre, dez vagas para estudantes de outros centros da Universidade na disciplina “Bem-estar de animais zootécnicos”, ministrada pela professora Maria José Hötzel. As aulas serão na Sala 202, Prédio da Zootecnia, campus Itacorubi, todas às segundas-feiras, das 16h20min às 18h (dois créditos). As matrículas serão de 17 a 23 de julho, e o período de ajuste vai de 29 de julho a 1º de agosto. Continue a leitura »

Bolsas para alunos estrangeiros em pós-graduação na UFSC

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra Brasil (CGUB) estão patrocinando bolsas de estudo em programas de mestrado e doutorado de universidades brasileiras para alunos internacionais. Prazo de inscrições: 9 de agosto de 2013. Acesse o Edital. Continue a leitura »

Encontro de História e Filosofia da Biologia em agosto

Será realizado de 7 a 9 de agosto, o Encontro de História e Filosofia da Biologia (EHFB) 2013, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB). Está confirmada a participação do professor Eric Buffetaut, diretor de Pesquisas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS), Laboratório de Geologia da Escola Normal Superior de Paris, que ministrará a conferência de abertura “Albert Gaudry, or how to be an evolutionary paleontologist while rejecting natural selection”. A programação completa está disponível aqui. Os interessados em participar do evento devem preencher a ficha de inscrição. Informações sobre os valores das taxas e as instruções sobre forma de pagamento neste link. Informações: ABFHiB ou ehfb2013@abfhib.org.

Alunos da UFSC são finalistas em prêmio de Jornalismo

Os alunos do curso de Jornalismo da UFSC Arianna Fonseca, Francisca Nery e Guilherme Porcher são finalistas na categoria “Acadêmicos”, do Prêmio de Jornalismo Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), e concorrem como melhores apresentadores de TV. O prêmio é um dos mais tradicionais e respeitados do segmento, destacando profissionais dos veículos, agências de propaganda e estudantes na área de comunicação. O vencedor será conhecido no dia 8 de agosto, às 20h, durante cerimônia de premiação no Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Continue a leitura »

Pós em Serviço Social da UFSC abre inscrições para doutorado em agosto

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFSC informa que estarão abertas as inscrições, de 12 de agosto a 27 de setembro, para o processo seletivo do doutorado – ingresso em 2014 –. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site capg.ufsc.br/inscricao. Confira o edital. Continue a leitura »

Recesso escolar e os informativos eletrônicos da UFSC

Em função do recesso escolar da Universidade, no período de 19 de julho a 10 de agosto, os informativos Divulga UFSC e Semana UFSC não serão enviados a partir de segunda-feira, dia 15. Eles retornam no dia 12 de agosto, início do semestre letivo 2013/2.

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
Twitter
Facebook

 

Tags: UFSC