Cesar Victora ministra aula inaugural das pós em Saúde Coletiva e Nutrição

29/08/2011 16:31

Os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e em Nutrição convidam a comunidade acadêmica para a Aula Inaugural de 2011, dia 30 de agosto, às 8h30min, no auditório do Hospital Universitário (HU), que será ministrada pelo professor Cesar Gomes Victora, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sobre o tema Por que fazer pesquisa? A palestra também comemora os 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC.

Professor Cesar Gomes Victora

Victora é o atual Presidente da Associação Epidemiológica Internacional (período de 2011-14). Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e PhD emEpidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres. Co-fundador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), RS e Professor Emérito de Epidemiologia na UFPel, onde trabalha desde 1977.

Realizou extensas pesquisas no Brasil e já atuou como pesquisador ou consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Suas pesquisas incluem as áreas de saúde e nutrição materno-infantil, amamentação, coortes de nascimento, desigualdades sociais e avaliação de serviços de saúde, tendo resultado em cerca de 500 publicações científicas.

Em 2003, coordenou a Série de Sobrevivência Infantil Lancet/Bellagio, um conjunto de cinco artigos científicos com grande impacto sobre as políticas globais. Atua ainda como Pesquisador nível 1-A do CNPq, Professor Visitante das Universidades de Londres e John Hopkins e Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas internacionais.

Recebeu o Prêmio Conrado Wessel de Medicina em 2005 e o Prêmio Scopus/CAPES por produtividade científica em 2006, sendo eleito neste mesmo ano para a Academia Brasileira de Ciências e indicado para a Comissão Nacional de Determinantes Sociais em Saúde. Em 2008 recebeu o Prêmio Abraham Horwitz para Liderança em Saúde Inter-Americana, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), tendo sido também agraciado com o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008) e da Ordem Nacional do Mérito Médico (2010).

Tags: aula inauguralCesar Gomes Victorapós nutriçãopós saúde coletiva