Oportunidades

Acompanhe diretamente nas páginas responsáveis a divulgação de vagas de estágio ou bolsas disponíveis para servidores e estudantes da UFSC:

Portal de Estágios UFSC

Divulgação de vagas de estágio, trainee ou emprego.

Acesse as vagas disponíveis no site estagios.ufsc.br.

Site gerido pelo Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP/Prograd/UFSC).

 

Vagas ofertadas pelas Fundações de Apoio da UFSC

Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU)
Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)
Fundação José Arthur Boiteux (FUNJAB)
Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC)


Conheça os programas da UFSC que oferecem bolsas de estudo e oportunidades:

Programa Institucional de Bolsas de Estágio (PIBE)

Programa administrado pelo DIP que define e distribui o número de bolsas de estágio não obrigatório a serem oferecidas no âmbito da UFSC. As vagas são divulgadas no Portal de Estágios UFSC ou nos sites dos setores que oferecem as vagas. Saiba mais sobre o programa no site.

Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT)

Programa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) que oferece bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq), de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af/CNPq) e Iniciação Tecnológica (PIBITI/CNPq). As vagas são divulgadas pelos departamentos e laboratórios contemplados. Saiba mais no site.

Programa de Bolsas de Extensão para Ações Afirmativas (PROAA) e do Programa de Bolsas de Extensão (Probolsas)

Oferecidas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), as Bolsas de Extensão são oferecidas para projetos, que, após aprovados, podem selecionar bolsistas por meio de processos seletivos divulgados nos sites institucionais dos setores contemplados.

Bolsa Cultura

Oportunidades de bolsas de extensão oferecidas pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). Acesse as informações no site da SeCArtE.

Programa de Monitoria

Oferecidas pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), o Programa de Monitoria constitui uma a ação pedagógica e didática atribuída a estudantes de graduação, supervisionada por professor responsável por disciplina de qualquer natureza constante do currículo vigente, que requer planejamento, desenvolvimento e avaliação de modo a atingir, simultaneamente, a formação profissional do próprio discente que se habilita ao papel de monitor e dos demais estudantes legalmente matriculados tanto na disciplina à qual se vincula o monitor, quanto nas disciplinas com ementas semelhantes, respeitado o grau de conhecimento e de experiência deste. Saiba mais no site do Programa.

Além disso, a Prograd e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) oferece o Programa de Monitoria Indígena e Quilombola, uma ação sócio-pedagógica, atribuída a estudantes
de graduação, que visa, por meio da intervenção de monitores(as), fortalecer o desenvolvimento do papel de estudante universitário(a) contribuindo para a permanência e aproveitamento acadêmico de estudantes indígenas e quilombolas. Conheça o programa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira. Mais informações no site.

Programas de Permanência para Estudantes de Graduação

Oferecidas pela Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE), as bolsas e auxílios de permanência visam proporcionar auxílio financeiro aos estudantes dos cursos de graduação que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, devidamente comprovada, para a sua permanência na Universidade. São oferecidos os seguintes programas assistenciais:

Bolsas de Pós-Graduação

Estudantes de pós-graduação interessados em obter bolsa de estudo deverão entrar em contato com a secretaria do Programa de Pós-Graduação (PPG) onde estudam (ou irão estudar) e se informar sobre os procedimentos e requisitos necessários. Os programas são os responsáveis pela seleção dos candidatos para recebimento das bolsas disponíveis, como as oferecidas pela CAPES, FAPESC e CNPq.

A UFSC, por meio do Programa Suplementar de Bolsa Estudantil, também oferece bolsas de estudo destinadas a estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu que ingressarem por meio da política de ações afirmativas. Outra modalidade possível, são as bolsas do Programas Institucional de Internacionalização (PrInt/CAPES-UFSC) e bolsas resultantes de acordos de cooperação. Há também as bolsas de estudo oferecidas pela CAPES e CNPQ, por meio do Programa Estudante Convênio (PEC-PG), especificas para estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional. Para obter mais informações, acesse o site.

Mais informações no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG).